segunda-feira, 9 de maio de 2011

CIDADÃO KANE ( 1941 )




Citizen Kane (Brasil: Cidadão Kane / Portugal: O Mundo a Seus Pés) é um filme norte-americano de 1941, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Orson Welles.
Cidadão Kane foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e narrações radiofônicas.
O filme encontrou forte oposição por parte de William Randolph Hearst, pois ele julgava que a obra denegria sua imagem. Em realidade, havia mesmo muitos pontos coincidentes das biografias de Hearst e de Kane.
Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. O filme começa com o protagonista já morto, mudando-se a cronologia dos fatos; e a cenografia mostra pela primeira vez o teto dos ambientes.
Mesmo dirigindo outros filmes após Cidadão Kane, o diretor Orson Welles nunca mais conseguiu restabelecer sua fama a ponto de ser contratado novamente por um grande estúdio de Hollywood.
O filme foi considerado, por grande parte da crítica especializada, como o maior filme da história até o momento, figurando em primeiro lugar na lista do American Film Institute (AFI).




Sinopse:
Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson é enviado por seu chefe para investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o sentido de sua última palavra, a qual ninguém sabia. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas a adoração das pessoas.
Ao final, Thompson, após a exaustiva investigação da vida de Kane através de entrevistas, se vê incapaz de descobrir o significado da palavra, concluindo que "Charles Foster Kane foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo. Talvez Rosebud seja algo que ele nunca tenha possuído, ou algo que tenha perdido.". Entretanto, é revelado ao público que "Rosebud" era o nome do trenó pertencente a Kane quando este ainda morava com seus pais, simbolizando da única época de sua vida em que ele fora verdadeiramente feliz - a sua infância.

Orson Welles, diretor, roteirista e protagonista 
de Citizen Kane

Principais prêmios e indicações
Oscar 1942 (EUA)
Venceu na categoria de melhor roteiro original.
Indicado nas categorias de melhor ator protagonista (Orson Welles), melhor direção de arte preto-e-branco, melhor fotografia preto-e-branco, melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme e melhor som.
Prêmio NYFCC 1941 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)
Venceu na categoria de melhor filme.

Elenco:
Orson Welles .... Charles Foster Kane
Joseph Cotten .... Jedediah Leland
Dorothy Comingore .... Susan Alexander
Agnes Moorehead .... srta. Mary Kane
Ruth Warrick .... Emily Norton Kane
Ray Collins .... James "Jim" W. Gettys
Erskine Sanford .... Herbert Carter
Everett Sloane .... Bernstein
William Alland .... Jerry Thompson
Paul Stewart .... Raymond
George Coulouris .... Walter Parks Thatcher
Fortunio Bonanova .... Matiste
Georgia Backus .... Bertha

Dados Do Arquivo:
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 1941
Qualidade: DVDRip
Color: Preto & Braco
Formato: RMVB
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 692 mb
Download: MegaUpload, FileServe






domingo, 8 de maio de 2011

A MEGERA DOMADA ( 1967 )



A Megera Domada, no Brasil, e A Fera Amansada, em Portugal) é uma peça teatral do dramaturgo inglês William Shakespeare, uma das primeiras comédias escritas pelo autor. Tem como tema central – que compartilha com outras comédias do autor, como Much Ado About Nothing (Muito Barulho por Nada) e A Midsummer Night's Dream (Sonho de uma Noite de Verão) – o casamento, a guerra dos sexos e as conquistas amorosas. Contudo, A Megera Domada diferencia-se ao dedicar boa parte da ação à vida matrimonial, ou seja, aos acontecimentos que se sucedem à cerimônia nupcial em si, já que não raro as comédias shakespeareanas tem o casamento como final da ação, a exemplo de Much Ado About Nothing. Os principais personagens são Lucêncio, o filho de um rico mercador, e seu empregado Trânio; Petruchio, um rico viajante; Catarina, uma megera; e a doce e meiga Bianca.

Fique Sabendo:
A trama, relativamente simples, teria sido coletada por Shakespeare de antigos contos da tradição oral e diz respeito a um pai, Batista, que estabelece como condição para ceder a mão de sua filha mais jovem, a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes, que sua filha mais velha, a megera Catarina, consiga antes um esposo. Bianca tem não menos que três pretendentes – Gremio, Hortencio e Lutencio, este último um jovem forasteiro que chega à cidade de Pádua e enamora-se de imediato por Bianca. Os dois primeiros, rivais nas pretensões de casar-se com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa. Petrúquio, um nobre falido de Verona, chega à cidade em busca de um bom casamento e apaixona-se pela ideia de se casar com Catarina, proposta feita a ele por seu amigo Hortencio. Aparentemente contra a vontade da moça, o casamento de Catarina e Petrúquio é realizado e ambos voltam para Verona, onde o esposo, impondo algumas privações e um tanto de mau humor à nova esposa, termina por amansá-la. Após diversas peripécias, dentre as quais o disfarce dos rivais em professores de música e retórica para que pudessem fazer a corte à jovem Bianca, Lucencio e Bianca casam-se, em segredo; Batista e Vicencio, pai de Lucencio, terminam por aceitar o casamento dos jovens e, ao final, Petrúquio prova a todos que Catarina tornou-se uma esposa mais obediente que a doce Bianca.

Técnicas:
The Taming of the Shrew, pintura de Augustus Egg
Para obter o efeito desejado em “A Megera Domada”, o riso, Shakespeare usa diversos elementos anteriormente citados. A trama central, por exemplo, parte justamente de uma quebra de expectativa – a forma de agir de Catarina, a de uma mulher insubmissa, e a maneira pela qual ela é conquistada pelo futuro esposo, Petruqúio –, a qual é reforçada pelo uso exacerbado do engano e das inversões retratadas nos disfarces usados pelos pretendentes para obter o acesso à jovem Bianca com o intuito de cortejá-la. Além disso, há a forma grosseira com que Petrúquio trata os demais, em contraste com todo o ambiente de cavalheirismo e cortesias extremadas dos que disputam o amor da irmã de sua noiva Catarina – um contraste que é refletido até mesmo na forma de vestir e no desrespeito às regras de etiqueta na cena do casamento.
O engano e a assimilação para melhor, bem como a quebra de hierarquia, estão presentes, aliás, já no prólogo da peça, no qual Shakespeare cria uma situação cômica na qual um lorde resolve brincar com um bêbado miserável que encontra em uma taverna, Sly, vestindo-o de roupas nobres e cercando-o de cuidados e serviçais, para que ele pensasse ser um nobre que acordava de um pesadelo no qual vivia na pobreza absoluta. Curiosamente, tal prólogo, que serviria de moldura à trama central de The Taming of the Shrew, já que esta seria uma “peça dentro da peça”, encenada para o nobre/miserável Sly por um grupo de atores, não é retomado ao final do texto de Shakespeare, provavelmente por uma extração feita da peça original no decorrer dos tempos. Há registros de versões anteriores na qual a trama do prólogo é retomada ao final da peça, como o despertar de Sly novamente como um reles bêbado na taverna de onde o lorde o havia recolhido para seu jogo cômico, dizendo que “havia tido o mais incrível dos sonhos” e que agora ele, Sly, “sabia como devia tratar a mulher em casa”.
Há ainda, em “A Megera Domada”, um interessante paralelismo entre as tramas de Lucentio/Bianca e Petrucchio/Katherine. Em verdade, a primeira parece assumir um caráter de protagonista em boa parte da peça, servindo a relação conflituosa de Petrucchio e Katherine como um contraponto burlesco ao amor proibido e sublimado de Lucentio e Bianca. Além disso, o relacionamento de Katherine e Petrucchio oferece a Shakespeare a possibilidade de composição de um humor popular que atingiria boa parte do público de seu teatro, em oposição ao humor que a relação de Lucentio e Bianca podem oferecer, algo mais sofisticada.

 Brasil:
Três telenovelas foram baseadas nessa peça:A Indomável da TV Excelsior (1965), O Machão (1976 - 1978) da TV Tupi e O cravo e a rosa (2000 - 2001)) da TV Globo. O texto também foi adaptado para os palcos da Broadway, no musical Kiss me, Kate. No cinema, foi adaptada por Sam Taylor (1929), com Mary Pickford e Douglas Fairbanks como casal principal, além da versão de Franco Zefirelli (1967), com Elizabeth Taylor e Richard Burton nos papéis principais, além do filme 10 coisas que eu odeio em você, baseado na peça.

Elenco:
Elizabeth Taylor ... Katharina
Richard Burton ... Petruchio
Cyril Cusack ... Grumio
Michael Hordern ... Baptista
Alfred Lynch ... Tranio
Alan Webb ... Gremio
Giancarlo Cobelli ... The Priest
Vernon Dobtcheff ... Pedant
Ken Parry ... Tailor
Anthony Gardner ... Haberdasher
Natasha Pyne ... Bianca
Michael York ... Lucentio
Victor Spinetti ... Hortensio
Roy Holder ... Biondello
Mark Dignam ... Vincentio
Bice Valori ... The Widow
Tina Perna
Alberto Bonucci ... Nathaniel
Milena Vukotic
Alfredo Bianchini
Valentino Macchi
Roberto Antonelli ... Philip
Salvatore Billa
Lino Capolicchio ... Gregory
Liana Del Balzo ... Bit Part
Gianni Magni ... Curtis

Ficha Técnica:
# Título no Brasil: A Megera Domada
Título Original: The Taming of the Shrew
País de Origem: Itália / EUA
Gênero: Comédia
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 1967
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Franco Zeffirelli

Dados Do Arquivo:



Tamanho: 1.33 GB 
Qualidade: DVDRip
Legenda: Pt-Br



A DAMA DE SHANGAI ( 1947 )





The Lady from Shanghai (br / pt: A Dama de Xangai) é um filme estadunidense de 1948, do gênero policial em estilo de filme noir, dirigido por Orson Welles. O roteiro é baseado na obra If I Die Before I Wake, de Sherwood King.




Sinopse
The Lady from Shanghai conta a história narrada e protagonizada por Michael O'Hara, envolvido em um caso escabroso por uma loira misteriosa, Elsa, por quem se apaixonara. Elsa e o marido, o famoso promotor criminal Arthur Bannister, chegam a Nova Iorque de Xangai. Seguem viagem para São Francisco, via Canal do Panamá, a bordo do barco de Michael.
Durante a viagem, se junta ao casal o parceiro de Bannister, George Grisby. Grisby induz Michael a ajudá-lo a forjar sua morte para receber o seguro de vida. Michael planeja fugir com Elsa depois que Grisby lhe pagar a sua parte. Mas quando Grisby é encontrado morto, Michael é acusado do homicídio. No clímax do filme, acontece um tiroteio dentro de uma casa de espelhos em um parque de diversões.






Elenco:
Rita Hayworth .... Elsa 'Rosalie' Bannister
Orson Welles .... Michael O'Hara
Everett Sloane .... Arthur Bannister
Glenn Anders .... George Grisby
Ted de Corsia .... Sidney Broome


Fique Sabendo:
Orson Welles se comprometeu a fazer o filme, quando precisou de dinheiro para continuar com seu espetáculo musical (com músicas de Cole Porter) sobre a obra de Júlio Verne, A volta ao mundo em 80 dias (1946). Seu parceiro Mike Todd (que depois realizaria o filme homônimo em 1956) saira do projeto, deixando Welles sozinho. Quem lhe deu o dinheiro restante foi o presidente da Columbia Pictures da época, Harry Cohn.. Cohn detestou o filme quando o viu pela primeira vez.
Muitos acharam as cenas de assassinato inspiradas no ocorrido no caso da Black Dahlia (1947), quando a mulher Elizabeth Short (apelidada de Dália Negra) foi encontrada morta e mutilada.
A estrela do filme, Rita Hayworth, famosa pelos longos cachos ruivos, causou polêmica quando atendeu o pedido de Welles e apareceu de cabelos curtos e loiros no papel de Elza.
O filme teve locações em São Francisco: Sausalito, no teatro de Chinatown, no Steinhart Aquarium, no Golden Gate Park e em Playland (onde foi feita a cena dos espelhos). Há também cenas em Acapulco.
Na sua narração, o personagem de Welles faz referências aos pescadores do Brasil (Welles os havia conhecido em 1942). Vinícius de Moraes, então diplomata brasileiro, esteve no set de filmagem em 1947, acompanhado do jornalista brasileiro Alex Viany.




Dados Do Arquivo:
Diretor: Orson Welles
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 87 min.
Formato: RMVB
Tamanho: 286 MB
Servidor: Megaupload


BUTCH CASSIDY ( 1969 )

                                            


Sinopse:
 Um dos mais populares westerns de toda a história do cinema, este vencedor do Oscar combina aventura, romance e comédia para contar a história verdadeira de um dos mais adoráveis foras-da-lei do Oeste. Ninguém é mais rápido do que Butch Cassidy (Paul Newman) quando se trata de arquitetar planos para enriquecer, o seu companheiro inseparável Sundance (Robert Redford) pode fazer mágica com uma arma nas mãos. Estes dois ladrões de banco e de trens cansaram de fugir da lei, e partem para a Bolívia com a namorada de Sundance (Katherine Ross). O fato de não falarem quase nada em espanhol não é um problema para os dois “caras maus” mais legais que já cavalgaram pelo Oeste.

Elenco:
Paul Newman .... Butch Cassidy
Robert Redford .... Sundance Kid
Katharine Ross .... Etta Place
Strother Martin .... Percy Garris
Henry Jones .... vendedor de bicicletas
Jeff Corey .... xerife Steve Bledsoe
George Furth .... Woodcock
Cloris Leachman .... Agnes
Ted Cassidy .... Harvey Logan
Kenneth Mars .... Marechal
Donelly Rhodes .... Macon

Principais prêmios e indicações
Oscar 1970 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor canção original (Raindrops Keep Fallin' on My Head, interpretada por B.J. Thomas).
Recebeu ainda outras três indicações, nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor som.

Globo de Ouro 1970 (EUA)
Venceu na categoria de melhor trilha sonora.
Recebeu outras três indicações, nas categorias de melhor filme - drama, melhor canção original (Raindrops Keep Fallin' on My Head) e melhor roteiro.

BAFTA 1971 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Robert Redford), melhor atriz (Katharine Ross), melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor roteiro e melhor edição.
Recebeu ainda mais uma indicação, na categoria de melhor ator (Paul Newman).

Grammy 1970 (EUA)
Venceu na categoria de melhor trilha sonora composta para um filme ou programa de TV.

Prêmio Eddie 1970 (American Cinema Editors, EUA)
Indicado na categoria de melhor edição.

Fique Sabendo:
O personagem "Sundance Kid" foi primeiramente oferecido (e aceito) ao ator Steve McQueen. Porém, como tanto McQueen quanto Newman estavam no auge de suas carreiras, surgiu o problema de qual nome apareceria primeiro nos créditos do filme, tendo sido proposto que os nomes dos dois aparecessem antes do título do filme, o que daria uma idéia de igualdade. Newman concordou com a idéia mas McQueen desconfiou que a proposta fosse na verdade um truque e resolveu desistir do filme e o personagem acabou com Robert Redford.
O ator Warren Beatty recusou o papel de "Sundance Kid" pois preferiu atuar em outro filme.
A produção queria que Bob Dylan cantasse a famosa canção de Burt Bacharach, mas ele não aceitou o convite.
Ao ver a cena em que Newman experimenta uma bicicleta, o futuro diretor Redford não teria gostado, sugerindo que a mesma fosse cortada do filme. A cena, com a música de Burt Bacharach, acabou se tornando uma das mais famosas do cinema.



sábado, 7 de maio de 2011

PAUL NEWMAN



Paul Leonard Newman (Shaker Heights, 26 de janeiro de 1925 – Westport, 26 de setembro de 2008) foi um ator, dublador e diretor cinematográfico estado-unidense.
Filho de um bem sucedido comerciante de artigos esportivos, Newman começou a carreira em peças do colégio e, após obter a dispensa da marinha americana em 1946, foi estudar no Kenyon College. Após a formatura, ele passou um ano na Yale Drama School indo depois para Nova Iorque, onde entrou para a renomada escola de formação de atores Actors Studio, dirigida por Lee Strasberg.



Carreira
Depois de sua primeira aparição na Broadway em Picnic (1953), foi-lhe oferecido um contrato pela Warner Bros.. Seu primeiro filme, The Silver Chalice (br: Cálice Sagrado), de 1954, foi quase o seu último: considerou sua performance muito ruim e publicou um anúncio de página inteira num jornal pedindo desculpas a quem tivesse visto o filme.
Saiu-se muito melhor na sua segunda tentativa, em Marcado pela Sarjeta (1956), no Brasil, onde deu vida ao boxeador Rocky Graziano e foi aclamado pela crítica por sua grande atuação.
Com Cat on a Hot Tin Roof (br: Gata em Teto de Zinco Quente) e The Long Hot Summer (br: O Mercador de Almas), cuja atuação lhe valeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes,[1] estabelecendo-o como novo astro de Hollywood no fim da década de 1950, Paul tornou-se um líder de bilheterias da década seguinte estrelando filmes como The Hustler (br: Desafio à Corrupção, 1961), The Prize (br: Criminosos Não Merecem Prêmio), 1963), Hud (br: O Indomado, 1963), Cool Hand Luke (br: Rebeldia Indomável, 1967) e Hombre (1967), fechando os anos 1960 com o mega sucesso de crítica e bilheteria mundial Butch Cassidy and the Sundance Kid (br: Butch Cassidy / pt: Dois Homens e um Destino, 1969), ao lado de Robert Redford.
A dupla trabalharia junta quatro anos depois em Golpe de Mestre / A Golpada de George Roy Hill, outro grande sucesso de Newman e vencedor do Oscar de melhor filme de 1973.
Também produziu e dirigiu muitos filmes de qualidade, incluindo Rachel, Rachel (1968), estrelado pela esposa Joanne Woodward e com o qual foi premiado com o Globo de Ouro de melhor diretor. Indicado dez vezes pela Academia como melhor ator, finalmente venceu por sua atuação em The Color of Money (A Cor do Dinheiro, 1986). Por curiosidade, no ano anterior havia recebido um Oscar especial pelo conjunto da carreira.
Outros filmes importantes de Paul Newman são: Cat on a Hot Tin Roof (br: Gata em Teto de Zinco Quente, 1958), The Long Hot Summer (br: O Mercador de Almas, 1958), Exodus (1960), Sweet Bird of Youth (br: Doce Pássaro da Juventude), onde refez no cinema o mesmo papel que já havia feito na Broadway (1962), Torn Curtain (br: Cortina Rasgada, 1966), The Towering Inferno (br: Inferno na Torre / pt: Torre do Inferno, 1974), Absence of Malice (br: Ausência de Malícia, 1981) e The Verdict (br: O Veredicto, 1982).
Fazendo menos filmes na década de 1990, e se dedicando mais à sua fábrica de molhos e condimentos, Newman's Own (com a qual ganhou mais dinheiro que no cinema, porém dedicou quase todo o lucro à caridade e à sua equipe de corridas), Paul reapareceu em grande estilo, já aos 77 anos, em Road to Perdition (br: Estrada para Perdição, 2002), trabalhando com Tom Hanks e o futuro James Bond, Daniel Craig, e foi novamente indicado ao Oscar, desta vez como ator coadjuvante. Em 1995, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim como melhor ator no filme Nobody's Fool (br: O Indomável - Assim é Minha Vida)

Indicações ao Oscar
Cat on a Hot Tin Roof (filme) (1958)
The Hustler ( 1961)
Hud (filme) (1963)
Cool Hand Luke (1967)
Rachel, Rachel (1968) - como diretor, prêmio de melhor filme
Absence of Malice (1981)
The Verdict (1982)
The Color of Money (1986) - prêmio de melhor ator
Nobody's Fool (1994)
Road to Perdition (2002)

Política e velocidade
Newman também foi conhecido por seu apoio a causas políticas liberais nos EUA. Nos anos 1960, esteve bastante envolvido na campanha de candidatos democratas à Presidência. Seu forte apoio à Eugene McCarthy em 1968, estrelando diversos comerciais de televisão a favor do candidato democrata, fez Richard Nixon, o adversário de McCarthy e que acabou sendo eleito, colocá-lo em 19º lugar numa lista de seus piores inimigos, o que fez Newman declarar que esta seria uma das maiores honras de sua vida.
Sua paixão pelo automobilismo e pela velocidade foram famosas. Apesar de daltônico, dos anos 1970 aos 1990 Newman se destacou como piloto amador, correndo em carros esporte nos EUA e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935. Nos anos 1980 se envolveu com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing, equipe vencedora dos quatro últimos títulos da Champ Car. Aos setenta anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona






Mais Uma Vítima do Câncer
Newman, ex-fumante inveterado, padeceu por muito tempo de câncer do pulmão. Em maio de 2008, foi afastado da direção de uma versão de Ratos e homens, baseada no livro de John Steinbeck. A doença havia sido diagnosticada pelo hospital Sloan-Kettering Cancer Centre, em Nova York.
Em março de 2008, Newman negou boatos de que estaria com câncer, depois de ter faltado a um evento beneficente da instituição infantil Hole in The Wall Gang, criada por ele. No mesmo mês, ele cancelou uma aparição no talk show The Late Show with David Letterman. Seu porta-voz, Warren Cowan, despistou sua hospitalização, insistindo que o ator estava "recebendo tratamento para pé-de-atleta e queda de cabelo". O jornal New York Post divulgou que um paciente de câncer disse ter visto Newman em março de 2008 no oncologista regularmente.
Em agosto, após encerrar as sessões de quimioterapia contra o câncer, o ator Paul Newman foi informado de que teria poucas semanas de vida e pediu aos médicos e a seus familiares para deixar o hospital e ser levado à sua casa, em Westport, no estado americano de Connecticut, onde morreu em 26 de setembro de 2008.

Filmografia
O Cálice Sagrado (The Silver Chalice, 1954)
Marcado pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956)
Deus é o meu Juiz (The Rack, 1956)
Com Lágrimas na Voz (The Helen Morgan Story, 1957)
Famintas de Amor (Until They Sail, 1957)
O Mercador de Almas (The Long, Hot Summer, 1958)
Um de nós Morrerá (The Left Handed Gun, 1958)
Gata em Teto de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof, 1958)
A Delícia de um Dilema (Rally 'Round the Flag, Boys!, 1958)
O Moço de Filadélfia (The Young Philadelphians, 1959)
Paixões Desenfreadas (From the Terrace, 1960)
Exodus (Exodus, 1960)
Desafio à Corrupção (The Hustler, 1961)
Paris Vive à Noite (Paris Blues, 1961)
Doce Pássaro da Juventude (Sweet Bird of Youth, 1962)
As Aventuras de um Jovem (Hemingway's Adventures of a Young Man, 1962)
O Indomado (Hud, 1963)
Amor Daquele Jeito (A New Kind of Love, 1963)
Criminosos Não Merecem Prêmio (The Prize, 1963)
A Senhora e Seus Maridos (What a Way to Go!, 1964)
Quatro Confissões (The Outrage, 1964)
Lady L (Lady L, 1965)
Harper, O Caçador de Aventuras (Harper, 1966)
Cortina Rasgada (Torn Curtain, 1966)
Hombre (Hombre, 1967)
Rebeldia Indomável (Cool Hand Luke, 1967)
A Guerra Secreta de Harry Frigg (The Secret War of Harry Frigg, 1968)
500 Milhas (Winning, 1969)
Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969)
A Sala dos Espelhos (WUSA, 1970)
Uma Lição para Não Esquecer (Sometimes a Great Notion, 1971)
Meu Nome é Jim Kane (Pocket Money, 1972)
O Homem da Lei (The Life and Times of Judge Roy Bean, 1972)
O Emissário de Mackintosh (The MacKintosh Man, 1973)
Golpe de Mestre (The Sting, 1973)
Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974)
A Piscina Mortal (The Drowning Pool, 1975)
Buffalo Bill (Buffalo Bill and the Indians, 1976)
Vale Tudo (Slap Shot, 1977)
Quinteto (Quintet, 1979)
O Dia em que o Mundo Acabou (When Time Ran Out..., 1980)
O Inferno no Bronx (Fort Apache the Bronx, 1981)
Ausência de Malícia (Absence of Malice, 1981)
O Veredito (The Verdict, 1982)
Meu Pai, Eterno Amigo (Harry & Son, 1984)
A Cor do Dinheiro (The Color of Money, 1986)
O Início do Fim (Fat Man and Little Boy, 1989)
Blaze, o Escândalo (Blaze, 1989)
Cenas de uma Família (Mr. & Mrs. Bridge, 1990)
Na Roda da Fortuna (The Hudsucker Proxy, 1994)
O Indomável - Assim é Minha Vida (Nobody's Fool, 1994)
Fugindo do Passado (Twilight, 1998)
Uma Carta de Amor (Message in a Bottle, 1999)
Cadê minha Grana? (Where the Money Is, 2000)
Estrada para Perdição (Road to Perdition, 2002)
Carros (Hudson Hornet) (Cars, 2006)

VIDAS AMARGAS ( 1955 )


East of Eden (Brasil: Vidas amargas / Portugual: A leste do paraíso) é um filme estadunidense de 1955, do gênero 
drama, dirigido por Elia Kazan.
O roteiro, de Paul Osborn, é baseado no romance A leste do Éden, do escritor ganhador do prêmio Nobel de literatura John Steinbeck.



Sinopse:
O filme se passa na época da primeira guerra, em Monterey, na Califórnia, e mostra a luta do jovem Cal 
Trask com seu irmão Aaron (o filho favorito), pelo afeto do pai. Para ganhar o amor de seu pai e ajudar a 
fazenda ameaçada de falir, Cal faz um empréstimo com Kate, sua mãe prostituta, que abandonara a família 
quando os filhos eram pequenos e montara um bordel.

Trata-se de uma releitura da história bíblica de Caim e Abel (Gênesis, 4).

Ficha Técnica
Título original: East Of Eden
Pais: EUA
Ano: 1955      
Gênero: Drama
Duração: 115mim
Direção: Elia Kazan
Produção: Elia Kazan
Roteiro:  Paul Osborn
Fotografia: Ted D. McCord
Música: Leonard Rosenman

Elenco 
James Dean .... Cal Trask
Julie Harris .... Abra
Raymond Massey .... Adam Trask
Burl Ives .... xerife Sam
Richard Davalos .... Aaron Trask
Jo Van Fleet .... Kate
Albert Dekker .... Will Hamilton
Lois Smith .... Anne
Harold Gordon .... Gustav Albrecht
Nick Dennis .... Rantani

Principais prêmios e indicações
Oscar 1956 (EUA)
Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Jo Van Fleet).
Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro e melhor ator (James Dean), marcando a 
primeira indicação póstuma na história da Academia.
Festival de Cannes 1955 (França)
Venceu na categoria melhor filme dramático.
Indicado à Palma de Ouro.
Globo de Ouro 1956 (EUA)
Venceu na categoria melhor filme - drama.
BAFTA 1956 (Reino Unido)
Indicado nas categorias de melhor filme de qualquer 0rigem, melhor ator estrangeiro (James Dean) e melhor 
estreante (Jo Van Fleet).
Prêmio Bodil 1958 (Dinamarca)
Venceu na categoria de melhor filme americano.
Jussi Awards 1956 (Finlândia)
Venceu na categoria de melhor ator estrangeiro (James Dean).




Fique Sabendo:
# James Dean se recusou a ir na festa de lançamento de East of Eden, o que quase lhe custou o papel principal em Rebel Without a Cause.

# O diretor Elia Kazan pensou em convidar Marlon Brando para o papel de "Cal" e Montgomery Clift para o 
papel de "Aaron", mas como eles tinham 30 anos e 32 anos respectivamente, concordou que eles eram muito velhos para atuarem como os irmãos adolescentes do livro de John Steinbeck.
#  Paul Newman fez teste para o papel de "Aaron".O filme retratou de forma tão convincente o tema da 
desintegração familiar que, doze anos depois, em junho de 1967, a juventude rebelde conhecida então pela 
alcunha de drop-out, realizou em Monterey (cenário do filme), o primeiro festival de rock da história.


Dados do Arquivo:
Formato: rmvb
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR
Duração: 1:54
Tamanho: 382 MB
Divididos em 04 Partes
Servidor: Rapidshare




sexta-feira, 6 de maio de 2011

UM CLARÃO NAS TREVAS ( 1967 )




Sinopse
Uma boneca recheada de heroína é a razão desta trama que envolve Roat (Alan Arkin), um frio assassino psicopata, e Susy (Audrey Hepburn), uma moça que ficou cega e ainda não aprendeu a viver na escuridão. Seus caminhos se cruzam em uma noite de medo e agonia, onde a escuridão é a única chance de fuga para Susy.


Elenco:
Audrey Hepburn (Suzi )
Alan Arkin ( Roat )
Richard Crenna
Diretor: Terence Young


Dados Do Arquivo:
Diretor: Terence Young
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 108 min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 346 Mb
Servidor: Megaupload (4 partes)


DOWNLOAD:


quinta-feira, 5 de maio de 2011

SEM DESTINO


Sem Destino é um road movie americano de 1969, escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, produzido por Fonda e dirigido por Hopper.
Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objectivo de alcançar a liberdade pessoal. O sucesso de Easy Rider ajudou a avivar a fase New Hollywood do cinema norte-americano durante a década de 1960.
Um marco na filmografia de contracultura,e a "pedra-de-toque" de uma geração" que "capturou a imaginação nacional", Sem Destin0 Destino explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal.


Sinopse
Os protagonistas são dois motociclistas, Wyatt ou 'Capitão América' (Fonda) e Billy (Hopper). Fonda e Hopper disseram que estes dois personagens referem-se a Wyatt Earp e Billy the Kid. Wyatt veste-se de cabedal adornado com a bandeira americana, enquanto Billy se veste com calças e camisa ao estilo dos nativos americanos.
Depois de contrabandear drogas do México para Los Angeles, Wyat e Billy vendem seu contrabando para um homem (protagonizado por Phil Spector) em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, eles vão rumo à Leste na tentativa de chegar em Nova Orleans, na Luisiana, em tempo para o Mardi Gras.

Elenco
Dennis Hopper .... Billy
Peter Fonda .... Wyatt
Jack Nicholson .... George Hanson
Karen Black .... Karen
Phil Spector... The Connection
Toni Basil .... Mary

Principais prêmios e indicações
Oscar 1970 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson) e melhor roteiro original.
BAFTA 1970 (Reino Unido)
Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).
Festival de Cinema de Cannes 1969 (França)
Ganhou o prêmio de melhor filme de diretor estreante (Dennis Hopper).
Indicado à Palma de Ouro.
Globo de Ouro 1970 (EUA)
Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).
AFI's 100 Years
O filme ocupa o 88º lugar dentre os melhores filmes norte-americanos das últimas décadas, e o 29º dentre as melhores trilhas-sonoras de filmes.

Fique Sabendo:
A gênese para o filme Sem Destino começou com uma fotografia. Peter Fonda conta: "Eu me lembro o dia em que apareci com a idéia para Sem Destino, 27 de setembro de 1967. Estava olhando uma fotografia minha e de Bruce Dern em frente a uma motocicleta. Nós parecíamos grandes, numa imagem 18x24, em contra-luz, de forma que ninguém poderia dizer que éramos nós. E isso me deu um estalo, para fazer este filme".
Fonda chamou seu amigo Dennis Hopper e disse a ele sua idéia de dois jovens experimentando a "liberdade total" enquanto cruzavam o país de motocicleta. Hopper, no cinema desde Juventude Transviada (1955), estava pensando em abandonar a profissão de ator para se tornar professor de teatro. Fonda mudou a cabeça de Hopper, oferecendo-lhe a oportunidade de dirigir o filme.
Para financiar o projeto, Hopper pediu a seu amigo Jack Nicholson para apresentá-lo a Bert Schneider, um dos sócios da BBS Productions, uma companhia independente que lançava seus projetos pela Columbia Pictures. A BBS concordou em colocar 400 mil dólares para fazer Sem Destino.
A produção começou com locações em Nova Orleans, em 23 de fevereiro de 1968. Juntando-se a Hopper e Fonda estavam Karen Black e a futura coreógrafa e cantora Toni Basil. Apesar de Rip Torn ter sido originalmente escolhido para fazer o papel do advogado alcoólatra George Hanson, ele acabou deixando a produção antes do início das filmagens. Jack Nicholson - que a BBS havia enviado a Nova Orleans no cargo de produtor executivo - concordou em fazer o papel. Sua atuação o transformou num astro.

# Sem Destino foi lançado nos Estados Unidos da América em setembro de 1969 e retornou 17 milhões de dólares do investimento de 400 mil.

# Durante as filmagens, os atores realmente fumaram maconha. Nicholson contou que na "cena do mato" ele fumou cerca de cem baseados.

# Sem  Destino foi ovacionado em Cannes, em 13 de maio de 1969. Não ganhou a Palma de Ouro, mas Hopper foi considerado o melhor diretor estreante.

# Cenas do filme foram transmitidas num tributo da banda Gorillaz à Dennis Hopper em abril de 2010, no Festival de Glastonbury na música "Fire Coming Out Of The Monkey's Head", na qual Hopper participou.

Dados Do Arquivo
Diretor: Dennis Hopper
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 95 min
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 783 MB
Formato: AVI
Servidor: Fileserve




FARRAH FAWCETT





Mary Farrah Leni Fawcett (Corpus Christi, 2 de fevereiro de 1947 — Santa Mônica, 25 de junho de 2009) foi uma atriz e modelo norte-americana
É considerada um dos maiores símbolos sexuais femininos da década de 1970 e uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos.
Várias vezes indicada aos prêmios Emmy e Golden Globe, ganhou fama internacional ao interpretar a detetive particular Jill Munroe na série de TV As Panteras.
Mais tarde, ganhou a aprovação da crítica em peças off-Broadway e vários papéis desafiadores em aclamados telefilmes e minisséries (Cama Ardente, Nazi Hunter: The Beate Klarsfeld Story), Pobre Menina Rica, Margaret Bourke-White e até em papéis antipáticos (Small Sacrifices).
Também foi um ícone da cultura pop, cujo penteado foi copiado por milhões de mulheres e cujo pôster quebrou recordes de venda, tornando-a um símbolo sexual dos anos 1970s e 1980s, com maior impacto sobre a geração adolescente da época e até depois.




Carreira e vida pessoal

Nascida no Texas em 2 de fevereiro de 1947, estudou microbiologia na Universidade do Texas, mas sempre quis ser atriz. Estreou na televisão em 1965 na série Jeannie é um Gênio. Nos anos seguintes, participou de The Flying Nun (1967) e The Partridge Family (1970). O grande sucesso de Farrah Fawcett, que a tornou mundialmente famosa, veio após ser convidada pelo produtor Aaron Spelling para actuar ao lado de Kate Jackson e Jaclyn Smith integrando, em 1976, o primeiro elenco da série de televisão Charlie's Angels (As Panteras, no Brasil e Os Anjos de Charlie, em Portugal), no papel da detetive loura Jill Munroe.
Apesar de ser tratada como a estrela do seriado, abandonou-o ao final da temporada, o que lhe custou uma ação judicial movida pelos produtores por quebra de contrato. Para evitar pagar uma indenização milionária, Fawcett aceitou um acordo no qual deveria aparecer em três episódios anuais por duas temporadas (terceira e quarta) seguintes da série. Fawcett, após deixar a série, começou a trabalhar no cinema, no filme "Somebody Killed Her Husband".
O pôster que lançou, pouco antes da estréia do seriado, no qual aparece em um maiô vermelho, vendeu oito milhões de cópias nos primeiros meses. E, pôde ser visto também no filme Os Embalos de Sábado à Noite no quarto do personagem principal Tony Manero John Travolta
Em 2 de dezembro de 1995, Farrah Fawcett posou para a revista Playboy e permanece até hoje como o segundo recorde de vendas, com 1 351 100 exemplares.
Farrah Fawcett foi casada com Lee Majors (da série "O Homem Biônico"). Nessa altura adotava o nome de Farrah Fawcett-Majors.
Depois de se separar de Lee Majors, Farrah teve um romance com o ator Ryan O'Neal que durou 17 anos e com quem teve um filho. Esse caso fez com que Ryan tivesse um sério atrito com sua filha actriz Tatum O'Neal, que não aceitou essa relação.
A actriz lutava contra um cancro anal desde Setembro de 2006. Em Outubro do mesmo ano, Farrah se submeteu a uma cirurgia para retirar um tumor do intestino grosso e fez sessões de quimioterapia e radioterapia durante seis semanas. Quatro meses depois, a actriz recebeu um diagnóstico de que estava curada e recebeu alta no final de 2007, quando anunciou, eufórica, ter vencido a doença. No entanto, tempos depois, ela anunciou que o tumor havia voltado.
Em recente entrevista concedida à revista "People", Ryan O'Neal contou que a atriz passava seus dias confinada em casa, a maior parte do tempo na cama, por causa dos efeitos do tratamento contra o câncer.
Fawcett perdeu o cabelo, estava muito debilitada e só recebia a visita de algumas amigas íntimas, como Jaclyn Smith e Kate Jackson, que foram suas companheiras na popular série de televisão "As Panteras".




Morte

"Ela foi-se. Ela está agora com mãe e a irmã e Deus. Eu amava-a de todo meu coração. Vou sentir muita falta dela. Ela estava consciente e inconsciente. Falei-lhe a noite toda. Disse o quanto a amava. Está agora num lugar melhor", afirmou Ryan O'Neal à revista "People".
O único filho do casal, Redmond, 23, esteve preso devido a problemas com a droga e encontra-se em reabilitação.
"Ele disse-lhe o quanto a amava e pediu que ela o perdoasse porque ele lamentava muito", contou ainda O'Neal.
"Farrah tinha coragem, tinha força e tinha fé. E agora ela descansa em paz com os verdadeiros anjos", disse actriz Jaclyn Smith, que participou da série Charlie's Angels junto com Fawcett, numa referência ao nome da série em inglês, Charlie's Angels.
"Estou muito triste com a morte de Farrah. Ela era incrivelmente corajosa e será recebida de braços abertos por Deus," afirmou Cheryl Ladd, que também participou da série.
"Apesar da dor insuportável e da incerteza, jamais me ocorreu deixar de lutar, nunca," declarou então a actriz, que deixou a sua batalha gravada num documentário que teve a primeira metade transmitida no mês passado, nos Estados Unidos; a sua morte ocorreu semanas depois da exibição do documentário na televisão. O diário em vídeo mostrava a batalha da actriz contra o cancro no intestino nos últimos meses.
Depois procurou tratamentos alternativos na Alemanha, enquanto seu filho atravessava momentos difíceis por causa do envolvimento com as drogas, que o fez ser preso junto ao pai.
A agonia da actriz nas últimas horas de batalha contra o cancro foi anunciada pela jornalista Barbara Walters do canal ABC, que chegou a declarar, em seu programa matutino: "Não estou certa se ela vai conseguir passar desse dia. Ela já recebeu a extrema-unção."
Também foi numa entrevista a Waters que Ryan O'Neal disse que queria casar com Farrah Fawcett.
Ele afirmou ainda que ela queria contar sua história do jeito dela. O actor estava com Fawcett desde 1982, com algumas interrupções no relacionamento. Apesar de revelar que eles iriam finalmente casar-se, os dois não tiveram tempo de oficializar o relacionamento. "Pedi que casasse comigo, outra vez, e ela aceitou, " contou O'Neal muito emocionado.
Mas, nesse mesmo dia, o website da revista People informou que Fawcett havia sido internada de novo.
Farrah Fawcett morreu no dia 25 de Junho de 2009 às 9h30min (horário da Califórnia), no Hospital Saint John em Santa Mônica informou Arnold Robinson, seu agente, num comunicado.Curiosamente Farrah Fawcett faleceu no mesmo dia em que o rei do pop Michael Jackson, fazendo com que a notícia de sua morte fosse ofuscada na grande maioria dos jornais do mundo.