quinta-feira, 12 de maio de 2011

PEARL HARBOR ( 2001 )



Pearl Harbor é um filme americano de 2001 produzido por Jerry Bruckheimer, dirigido por Michael Bay e distribuído pela Touchstone Pictures (subsidiária Walt Disney).
O filme relata o ataque japonês a base militar norte-americana em Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941. Um ato que chocou o mundo e afetou milhares de pessoas, colocando definitivamente os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
Foi lançado no Memorial Day de 2001, feriado norte-americano para lembrar aqueles que morreram em serviço militar por seu país.

Sinopse:
A trama é baseada na vida de dois ousados pilotos do Tennessee que se conheciam desde a infância, Rafe McCawley e Danny Walker.
Ambos se alistam no exército e treinam como pilotos de caça, e conhecem a bonita e dedicada enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale). Rafe e Evelyn iniciam um romance.
Com a guerra na Europa, Rafe se voluntaria para lutar juntamente com a Royal Air Force na Batalha da Inglaterra para defender o Reino Unido da Luftwaffe, insistindo para que seu amigo Danny ficasse nos Estados Unidos, cuidando de sua amada Evelyn.
Tanto Evelyn como Danny são transferidos para o Havaí, um lugar distante da guerra, com aparência paradisíaca. Evelyn recebe a notícia de que o avião de Rafe fora abatido, e por não haver mais notícias, ele fora considerado morto em combate.
Após algum tempo, Evelyn e Danny inciam um romance, e surpreendentemente Rafe reaparece. Ele sobrevivera à queda, sendo resgatado por um barco francês e não pode enviar notícias estar na França ocupada.
Rafe e Danny brigam em um bar, e acordam no dia seguinte com o início do ataque a Pearl Harbor. Com muita dificuldade, conseguem subir em seus aviões, e abatem sete aviões japoneses.
Os três voltam para os Estados Unidos, e tanto Rafe como Danny são convocados para um treino secreto, no que seria o Ataque Doolittle.
Antes de partirem para o ataque secreto, Evelyn confidencia à Rafe que está grávida de Danny. Com dificuldades, a incursão completa seus objetivos, e os aviões têm um pouso forçado na China ocupada, com falta de combustível e sem pista de aterrisagem. Danny é preso e morto pelas tropas japonesas, e apenas Rafe volta com vida. Evelyn e Rafe casam, e dão o nome de Danny para seu filho.

Elenco:
Ben Affleck .... Rafe McCawley
Josh Hartnett .... Danny Walker
Kate Beckinsale .... Evelyn Stewart
Cuba Gooding Jr. .... Dorie Miller
Jon Voight .... Franklin Delano Roosevelt
Alec Baldwin .... Tenente-Coronel James Doolittle
Tom Sizemore .... Earl Sistern
William Lee Scott .... Billy Thompson
Greg Zola .... Anthony Fusco
Dan Aykroyd .... capitão Thurman
Ewen Bremner .... tenente Red Winkle
Jaime King .... Betty Bayer
Catherine Kellner .... enfermeira Barbara
Jennifer Garner .... enfermeira Sandra

Erros:
Cenas da infância
o biplano Stearman não foi produzido antes de 1935. No entanto, a cena de abertura é indicada como sendo em 1923.
Cenas da Batalha da Inglaterra
Um Supermarine Spitfire com quatro hélices é mostrado durante a Batalha da Inglaterra, modelo que não era disponível até 1942, apesar da Batalha da Inglaterra ter sido travada durante 1940.
O personagem de Ben Affleck voa com um esquadrão da Royal Air Force (que utiliza Supermarine Spitfire), mas os aviões mostrados no filme têm os códigos do esquadrão aéreo polonês Nº 303 que, na realidade, utilizam aviões Hawker Hurricane.
Durante as seqüencias de embates aéreos da Batalha da Inglaterra, os spitfires britânicos são mostrados voando uma formação padrão norte-americana ou alemã de quatro aviões "finger four". Os britânicos voavam uma formação de três aviões ou "VIC".
O Badminton House não foi usado como base, pois durante a guerra serviu como abrigo para a rainha-mãe Maria de Teck e para os Duques de Beaufort.
Cenas do Ataque a Pearl Harbor
Alguns dos Mitsubishi A6M Zero possuiam uma camuflagem esverdeada, sendo que naquela época, os Zeros eram brancos.
A cena que aparece uma aeronave Zeros efetuando um ataque kamikaze é absurda, pois os kamikazes só surgiram em Outubro de 1944 sob o comando de Takijiro Onishi.
Durante o ataque, aparecem navios que são dos anos 60 e 70.
Tem um momento no filme, que ao filmar a frota japonesa, ao invés de aparecer os porta-aviões japoneses Kaga, Akagi, Soryu, Hiryu, Shokaku e Zuikaku, eles filmam os novos porta-aviões e navios americanos.
Cenas do Ataque Doolittle
Na hora dos B25 decolarem do USS Hornet, no momento que o 1º decola, aparece a proa do porta-aviões e fica claro que aquela é a proa do USS Enterprise ( porta aviões moderno apesar de já existir desde a Segunda Guerra Mundial).
As personagens de Affleck e Hartnett são mostrados como participantes do Ataque Doolittle sobre Tóquio. No entanto, como pilotos de caça, não lhes seria permitido participar.




Principais prêmios e indicações:
Três indicações ao MTV Movie Awards: Melhor ator (Josh Hartnett), Melhor atriz (Kate Beckinsale) e Melhor seqüência de ação.
Duas indicações ao Globo de Ouro: Melhor trilha sonora e Melhor canção original (There you'll be, por Faith Hill).
Quatro indicações ao Oscar: Melhor edição de som, Melhores efeitos especiais, Melhor mixagem de som e Melhor canção Original (There You'll Be). Recebeu prêmio pela melhor edição de som.

Fique Sabendo:
Ben Affleck trabalhou com Michael Bay no filme Armagedon. Em Pearl Harbor, recebeu o cachê de 250 mil dólares, mais participação na bilheteria do filme.
Os produtores pretendiam rodar o filme com a participação de Matt Damon, Ben Affleck e Gwyneth Paltrow nos os papeis principais; porém, isso aumentaria ainda mais o orçamento.
O orçamento de Pearl Harbor foi de 135 milhões de dólares, bancados pela Walt Disney.
Pearl Harbor tinha como missão principal estourar as bilheterias e gerar mais dinheiro que Titanic.
A seqüência do ataque a Pearl Harbor é o ponto alto do filme.
Algumas das cenas do filme foram gravadas em Badminton House, um palácio rural da Inglaterra.

Dados do Filme:
Tamanho: 1.9 GB
Formato: DVDRip/Avi
Idioma: Portugues
Lançamento: 2001
Servidores: DeposiFiles


  DEPOSIFILES