terça-feira, 3 de maio de 2011

A DOCE VIDA ( 1960 )





A Doce Vida  é um filme franco-italiano de 1960, do gênero drama, dirigido pelo cineasta Federico Fellini, e normalmente citado como marco da transição de seus estilos, do neo-realismo para simbolismo.




Sinopse:
O filme passa-se em Roma e conta a história de Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente, que passa a cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, por quem fica fascinado.
Através dos olhos deste personagem, Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada, mas decadente, com os sinais da influência estadunidense. O repórter é um homem sem compromisso, que se relaciona com várias mulheres: a amante ciumenta, a mulher sofisticada em busca de aventura, e a atriz de Hollywood, com a qual passeia por Roma, culminando no ponto alto do filme, a famosa sequência da Fontana di Trevi.
Outra sequência famosa do filme é a da abertura, na qual o jornalista, num helicóptero que transporta uma estátua de Jesus até o Vaticano, encontra uma mulher tomando sol numa cobertura e pergunta pelo seu número de telefone. O barulho dos motores impede que ambos possam se entender. A temática da falta de comunicação se repete ao longo de todo o filme.
Dentre os momentos mais importantes do filme, está aquele na qual duas meninas atraem uma multidão, ao fingirem ver uma aparição da Virgem Maria nos subúrbios de Roma; e quando o personagem Steiner, um intelectual e colega de Marcello, que vive com a sua família numa aparente harmonia, comete o assassinato dos seus próprios filhos (um casal de crianças) e se suicida em seguida. Após a morte de Steiner, Marcello embarca numa vida de orgias e, numa destas ocasiões, pela manhã, caminha pela praia em busca de um monstro marítimo morto, o final simbólico do filme.


Elenco:
Marcello Mastroianni .... Marcello Rubini
Anita Ekberg .... Sylvia Rank
Anouk Aimée .... Maddalena
Yvonne Furneaux .... Emma
Magali Noël .... Fanny
Alain Cuny .... Steiner
Lex Barker .... Robert
Annibale Ninchi .... pai de Marcello
Walter Santesso .... Paparazzo
Valeria Ciangottini .... Paola
Riccardo Garrone .... Riccardo
Ida Galli .... debutante do ano
Audrey McDonald .... Sonia
Alain Dijon .... Frankie Stout


Principais prêmios e indicações
Oscar 1962 (EUA)
Venceu na categoria de melhor figurino - preto e branco.
Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro original e melhor direção de arte - preto e branco.
BAFTA 1961 (Reino Unido)
Recebeu uma indicação na categoria de melhor filme.
Festival de Cannes 1960 (França)
Vencedor da Palma de Ouro.
Prêmio NYFCC 1961 (EUA)
Venceu na categoria de melhor filme em língua estrangeira.
Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 1961 (Itália)
Venveu nas categorias de melhor ator (Marcello Mastroianni), melhor história original e melhor cenografia.


Fique Sabendo:
A Fontana di Trevi, iluminada à noite
O personagem "Paparazzo", fotógrafo interpretado por Walter Santesso, que trabalha com Marcello Rubini, é a origem do termo que descreve os fotógrafos intrusivos, denominados paparazzi, no plural.
Uma das maiores sequências do filme, sobre o relacionamento de Marcello com uma velha escritora que vivia em uma torre e que seria interpretada pela atriz Luise Rainer, foi cortada do filme após uma série de problemas entre Rainer e Fellini. Ela reagiu furiosamente dizendo que: "havia estragado uma peça de roupa caríssima para vestir uma personagem que nunca existiria!".
No filme aparece Christa Paffgen, que adotou o pseudônimo de Nico, e fez parte da banda Velvet Underground.
Na "festa dos nobres" alguns dos garçons eram aristocratas verdadeiros. A modelo e cantora Nico interpreta a si própria nesta cena.
Na cena do clube romano de estilo antigo, na qual Marcello faz sua primeira investida em "Sylvia" (Anita Ekberg), aparece Adriano Celentano, que anos mais tarde se tornou famoso na Itália como cantor e ator.


DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Federico Fellini
Áudio: Italiano
Legendas: Pt-Br
Duração: 167 min.
Qualidade: Dvdrip
Tamanho: 577 MB
Formato: RMVB
Servidor: Multiupload