sexta-feira, 17 de junho de 2011

O EXORCISTA ( 1973 )




O Exorcista  é um  de 1973, do gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949.


Sinopse:
Durante escavações arqueológicas realizadas no Iraque, um antiga estátua é encontrada, libertando um demónio chamado Pazuzu, que gradativamente vai apoderando-se do corpo da jovem Regan MacNeil. A garota vive com sua mãe, uma atriz divorciada, em Georgetown, nos arredores de Washington.


Regan, aos poucos, começa a sofrer drástica alteração de seu comportamento, tendo hábitos estranhos como urinar na frente de convidados ou vociferar palavrões. Assustada, a mãe de Regan resolve adotar um tratamento psquiátrico na tentativa de livrá-la do mal. Como não obteve resultados, ela é aconselhada a procurar uma solução no exorcismo.


O padre Damien Karras é chamado para a tarefa de salvar Regan. Para combater o demônio, Karras conta com a ajuda do padre Lankester Merrin, especialista em exorcismo e o que esteve presente durante as escavações que libertaram o demônio Pazuzu.



 Elenco:
Ellen Burstyn.... Chris MacNeil
Max von Sydow.... Padre Merrin
Jason Miller.... Padre Damien Karras
Lee J. Cobb.... Tenente Kinderman
Linda Blair.... Regan MacNeil
Kitty Winn.... Sharon Spencer
Jack MacGowran.... Burke Dennings
Reverendo William O'Malley.... Padre Dyer
Barton Heyman.... Dr. Klein
Peter Masterson.... Barringer
Rudolf Schündler.... Karl
Gina Petrushka.... Willi
Robert Symonds.... Dr. Taney
Reverendo Thomas Birmingham.... Reitor da Universidade
Mercedes McCambridge.... voz do demônio

Personagens:
Pamelyn Ferdin era uma candidata a interpretar Regan MacNeil, mas os produtores sentiram que ela era muito bem-vista para interpretar o papel. Denise Nickerson, que interpretou Violet Beauregarde em A Fantástica Fábrica de Chocolate, também foi considerada, mas seus pais não permitiram sua participação, pois consideravam o conteúdo inadequado para a filha. Foi tão difícil achar alguém para interpretar Regan MacNeil que o diretor chegou a pensar em atores anões para o papel. O papel coube a Linda Blair, uma atriz até então desconhecida exceto pela sua participação em comerciais de TV e em The Way We Live Now.


Os produtores queriam que Marlon Brando desempenhasse o papel do padre Merrin, mas William Friedkin vetou a idéia. Jack Nicholson era uma candidato a interpretar o padre Karras antes de Blatty contratar Stacy Keach..


Principais prêmios e indicações:


Ganhou os Oscars de melhor roteiro adaptado e melhor som. Foi ainda indicado em outras oito categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Ellen Burstyn), melhor ator coadjuvante (Jason Miller), melhor atriz Ccoadjuvante (Linda Blair), melhor edição, melhor fotografia e melhor direção de arte.
Ganhou quatro Globos de Ouro nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor actriz coadjuvante (Linda Blair). Recebeu ainda outras três indicações: melhor actriz - drama (Ellen Burstyn), melhor actor coadjuvante (Max von Sydow) e melhor revelação feminina (Linda Blair).a
Foi indicado ao BAFTA na categoria de melhor som.
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films - ganhou nas categorias de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro.
Foi o único filme de terror indicado ao Oscar De Melhor Filme.


Fique sabendo:
Na cena onde Regan bate em sua mãe no rosto, a atriz Ellen Burstyn, realmente machucou-se gravemente na cabeça. A cena está presente no filme.


O polêmico diretor William Friedkin deu um tiro de pistola durante as filmagens sem aviso, para conseguir uma expressão real de susto do ator Jason Miller.
William Friedkin frequentemente levava um padre para abençoar o set de filmagens.


O quarto de Regan nas cenas finais, foram filmadas com vários ar condicionados.


No dia 7 de Maio de 2011, o canal brasileiro SBT exibiu no programa Cine Belas Artes o filme O Exorcista: A Versão que Você Nunca Viu, com 11 minutos inéditos de cenas que não estavam disponíveis no filme original, tendo estas sido lançadas exclusivamente no DVD de mesmo nome. Tal exibição correspondeu às comemorações dos 30 anos da emissora.


Sequências:
Exorcista II - O Herege de 1977, protagonizada por Linda Blair.
O Exorcista III, de 1990, com George C. Scott.
O Exorcista - O Início, de 2004, com Stellan Skarsgård e Izabella Scorupco. Este se passa cronologicamente em uma época anterior ao primeiro filme.


Domínio: 
Prequela de O Exorcista, de 2005, com Stellan Skarsgård. Uma nova versão de O Exorcista - O Início, que na verdade é o remake do The Exorcist.


O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente a U$ 402.000.000,00 em todo o mundo. O Exorcista estreou dia 26 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e foi distribuído pela Warner Bros.



Informações do arquivo:


Tamanho: 429 Mb
Áudio: Português
Formato: Rmvb
Qualidade: DVDRip
Gênero:Terror
Ano de Lançamento: 2000
Servidor: Megauplod




http://www.megaupload.com/?d=A8NN66VR