quinta-feira, 5 de maio de 2011

SEM DESTINO


Sem Destino é um road movie americano de 1969, escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, produzido por Fonda e dirigido por Hopper.
Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objectivo de alcançar a liberdade pessoal. O sucesso de Easy Rider ajudou a avivar a fase New Hollywood do cinema norte-americano durante a década de 1960.
Um marco na filmografia de contracultura,e a "pedra-de-toque" de uma geração" que "capturou a imaginação nacional", Sem Destin0 Destino explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal.


Sinopse
Os protagonistas são dois motociclistas, Wyatt ou 'Capitão América' (Fonda) e Billy (Hopper). Fonda e Hopper disseram que estes dois personagens referem-se a Wyatt Earp e Billy the Kid. Wyatt veste-se de cabedal adornado com a bandeira americana, enquanto Billy se veste com calças e camisa ao estilo dos nativos americanos.
Depois de contrabandear drogas do México para Los Angeles, Wyat e Billy vendem seu contrabando para um homem (protagonizado por Phil Spector) em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, eles vão rumo à Leste na tentativa de chegar em Nova Orleans, na Luisiana, em tempo para o Mardi Gras.

Elenco
Dennis Hopper .... Billy
Peter Fonda .... Wyatt
Jack Nicholson .... George Hanson
Karen Black .... Karen
Phil Spector... The Connection
Toni Basil .... Mary

Principais prêmios e indicações
Oscar 1970 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson) e melhor roteiro original.
BAFTA 1970 (Reino Unido)
Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).
Festival de Cinema de Cannes 1969 (França)
Ganhou o prêmio de melhor filme de diretor estreante (Dennis Hopper).
Indicado à Palma de Ouro.
Globo de Ouro 1970 (EUA)
Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).
AFI's 100 Years
O filme ocupa o 88º lugar dentre os melhores filmes norte-americanos das últimas décadas, e o 29º dentre as melhores trilhas-sonoras de filmes.

Fique Sabendo:
A gênese para o filme Sem Destino começou com uma fotografia. Peter Fonda conta: "Eu me lembro o dia em que apareci com a idéia para Sem Destino, 27 de setembro de 1967. Estava olhando uma fotografia minha e de Bruce Dern em frente a uma motocicleta. Nós parecíamos grandes, numa imagem 18x24, em contra-luz, de forma que ninguém poderia dizer que éramos nós. E isso me deu um estalo, para fazer este filme".
Fonda chamou seu amigo Dennis Hopper e disse a ele sua idéia de dois jovens experimentando a "liberdade total" enquanto cruzavam o país de motocicleta. Hopper, no cinema desde Juventude Transviada (1955), estava pensando em abandonar a profissão de ator para se tornar professor de teatro. Fonda mudou a cabeça de Hopper, oferecendo-lhe a oportunidade de dirigir o filme.
Para financiar o projeto, Hopper pediu a seu amigo Jack Nicholson para apresentá-lo a Bert Schneider, um dos sócios da BBS Productions, uma companhia independente que lançava seus projetos pela Columbia Pictures. A BBS concordou em colocar 400 mil dólares para fazer Sem Destino.
A produção começou com locações em Nova Orleans, em 23 de fevereiro de 1968. Juntando-se a Hopper e Fonda estavam Karen Black e a futura coreógrafa e cantora Toni Basil. Apesar de Rip Torn ter sido originalmente escolhido para fazer o papel do advogado alcoólatra George Hanson, ele acabou deixando a produção antes do início das filmagens. Jack Nicholson - que a BBS havia enviado a Nova Orleans no cargo de produtor executivo - concordou em fazer o papel. Sua atuação o transformou num astro.

# Sem Destino foi lançado nos Estados Unidos da América em setembro de 1969 e retornou 17 milhões de dólares do investimento de 400 mil.

# Durante as filmagens, os atores realmente fumaram maconha. Nicholson contou que na "cena do mato" ele fumou cerca de cem baseados.

# Sem  Destino foi ovacionado em Cannes, em 13 de maio de 1969. Não ganhou a Palma de Ouro, mas Hopper foi considerado o melhor diretor estreante.

# Cenas do filme foram transmitidas num tributo da banda Gorillaz à Dennis Hopper em abril de 2010, no Festival de Glastonbury na música "Fire Coming Out Of The Monkey's Head", na qual Hopper participou.

Dados Do Arquivo
Diretor: Dennis Hopper
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 95 min
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 783 MB
Formato: AVI
Servidor: Fileserve




FARRAH FAWCETT





Mary Farrah Leni Fawcett (Corpus Christi, 2 de fevereiro de 1947 — Santa Mônica, 25 de junho de 2009) foi uma atriz e modelo norte-americana
É considerada um dos maiores símbolos sexuais femininos da década de 1970 e uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos.
Várias vezes indicada aos prêmios Emmy e Golden Globe, ganhou fama internacional ao interpretar a detetive particular Jill Munroe na série de TV As Panteras.
Mais tarde, ganhou a aprovação da crítica em peças off-Broadway e vários papéis desafiadores em aclamados telefilmes e minisséries (Cama Ardente, Nazi Hunter: The Beate Klarsfeld Story), Pobre Menina Rica, Margaret Bourke-White e até em papéis antipáticos (Small Sacrifices).
Também foi um ícone da cultura pop, cujo penteado foi copiado por milhões de mulheres e cujo pôster quebrou recordes de venda, tornando-a um símbolo sexual dos anos 1970s e 1980s, com maior impacto sobre a geração adolescente da época e até depois.




Carreira e vida pessoal

Nascida no Texas em 2 de fevereiro de 1947, estudou microbiologia na Universidade do Texas, mas sempre quis ser atriz. Estreou na televisão em 1965 na série Jeannie é um Gênio. Nos anos seguintes, participou de The Flying Nun (1967) e The Partridge Family (1970). O grande sucesso de Farrah Fawcett, que a tornou mundialmente famosa, veio após ser convidada pelo produtor Aaron Spelling para actuar ao lado de Kate Jackson e Jaclyn Smith integrando, em 1976, o primeiro elenco da série de televisão Charlie's Angels (As Panteras, no Brasil e Os Anjos de Charlie, em Portugal), no papel da detetive loura Jill Munroe.
Apesar de ser tratada como a estrela do seriado, abandonou-o ao final da temporada, o que lhe custou uma ação judicial movida pelos produtores por quebra de contrato. Para evitar pagar uma indenização milionária, Fawcett aceitou um acordo no qual deveria aparecer em três episódios anuais por duas temporadas (terceira e quarta) seguintes da série. Fawcett, após deixar a série, começou a trabalhar no cinema, no filme "Somebody Killed Her Husband".
O pôster que lançou, pouco antes da estréia do seriado, no qual aparece em um maiô vermelho, vendeu oito milhões de cópias nos primeiros meses. E, pôde ser visto também no filme Os Embalos de Sábado à Noite no quarto do personagem principal Tony Manero John Travolta
Em 2 de dezembro de 1995, Farrah Fawcett posou para a revista Playboy e permanece até hoje como o segundo recorde de vendas, com 1 351 100 exemplares.
Farrah Fawcett foi casada com Lee Majors (da série "O Homem Biônico"). Nessa altura adotava o nome de Farrah Fawcett-Majors.
Depois de se separar de Lee Majors, Farrah teve um romance com o ator Ryan O'Neal que durou 17 anos e com quem teve um filho. Esse caso fez com que Ryan tivesse um sério atrito com sua filha actriz Tatum O'Neal, que não aceitou essa relação.
A actriz lutava contra um cancro anal desde Setembro de 2006. Em Outubro do mesmo ano, Farrah se submeteu a uma cirurgia para retirar um tumor do intestino grosso e fez sessões de quimioterapia e radioterapia durante seis semanas. Quatro meses depois, a actriz recebeu um diagnóstico de que estava curada e recebeu alta no final de 2007, quando anunciou, eufórica, ter vencido a doença. No entanto, tempos depois, ela anunciou que o tumor havia voltado.
Em recente entrevista concedida à revista "People", Ryan O'Neal contou que a atriz passava seus dias confinada em casa, a maior parte do tempo na cama, por causa dos efeitos do tratamento contra o câncer.
Fawcett perdeu o cabelo, estava muito debilitada e só recebia a visita de algumas amigas íntimas, como Jaclyn Smith e Kate Jackson, que foram suas companheiras na popular série de televisão "As Panteras".




Morte

"Ela foi-se. Ela está agora com mãe e a irmã e Deus. Eu amava-a de todo meu coração. Vou sentir muita falta dela. Ela estava consciente e inconsciente. Falei-lhe a noite toda. Disse o quanto a amava. Está agora num lugar melhor", afirmou Ryan O'Neal à revista "People".
O único filho do casal, Redmond, 23, esteve preso devido a problemas com a droga e encontra-se em reabilitação.
"Ele disse-lhe o quanto a amava e pediu que ela o perdoasse porque ele lamentava muito", contou ainda O'Neal.
"Farrah tinha coragem, tinha força e tinha fé. E agora ela descansa em paz com os verdadeiros anjos", disse actriz Jaclyn Smith, que participou da série Charlie's Angels junto com Fawcett, numa referência ao nome da série em inglês, Charlie's Angels.
"Estou muito triste com a morte de Farrah. Ela era incrivelmente corajosa e será recebida de braços abertos por Deus," afirmou Cheryl Ladd, que também participou da série.
"Apesar da dor insuportável e da incerteza, jamais me ocorreu deixar de lutar, nunca," declarou então a actriz, que deixou a sua batalha gravada num documentário que teve a primeira metade transmitida no mês passado, nos Estados Unidos; a sua morte ocorreu semanas depois da exibição do documentário na televisão. O diário em vídeo mostrava a batalha da actriz contra o cancro no intestino nos últimos meses.
Depois procurou tratamentos alternativos na Alemanha, enquanto seu filho atravessava momentos difíceis por causa do envolvimento com as drogas, que o fez ser preso junto ao pai.
A agonia da actriz nas últimas horas de batalha contra o cancro foi anunciada pela jornalista Barbara Walters do canal ABC, que chegou a declarar, em seu programa matutino: "Não estou certa se ela vai conseguir passar desse dia. Ela já recebeu a extrema-unção."
Também foi numa entrevista a Waters que Ryan O'Neal disse que queria casar com Farrah Fawcett.
Ele afirmou ainda que ela queria contar sua história do jeito dela. O actor estava com Fawcett desde 1982, com algumas interrupções no relacionamento. Apesar de revelar que eles iriam finalmente casar-se, os dois não tiveram tempo de oficializar o relacionamento. "Pedi que casasse comigo, outra vez, e ela aceitou, " contou O'Neal muito emocionado.
Mas, nesse mesmo dia, o website da revista People informou que Fawcett havia sido internada de novo.
Farrah Fawcett morreu no dia 25 de Junho de 2009 às 9h30min (horário da Califórnia), no Hospital Saint John em Santa Mônica informou Arnold Robinson, seu agente, num comunicado.Curiosamente Farrah Fawcett faleceu no mesmo dia em que o rei do pop Michael Jackson, fazendo com que a notícia de sua morte fosse ofuscada na grande maioria dos jornais do mundo.

O SEGREDO DE MARY REILLY ( 1996 )



Mary Reilly (O Segredo de Mary Reilly "título no Brasil" ou Mary Reilly "título em Portugal" é um filme estadunidense de 1996 do gênero suspense, dirigido por Stephen Frears.
O roteiro é baseado no livro Mary Reilly, de Valerie Martin, obra inspirada em O Médico e o Monstro, do escritor escocês Robert Louis Stevenson.


Sinopse
O filme conta a história de Mary Reilly, uma moça de origem humilde que teve uma infância muito violenta, e que vai trabalhar na casa do tímido Dr. Jekyll. Ela conhece o assistente do médico - Mr. Hyde - e acaba descobrindo o segredo de Dr. Jekyll e de seu assistente, mas guarda o segredo por que acaba se apaixonando por ele.


Elenco
Julia Roberts.... Mary Reilly
John Malkovich.... Dr. Henry Jekyll / Edward Hyde
George Cole.... sr. Poole
Michael Gambon.... pai de Mary
Kathy Staff.... sra. Kent
Glenn Close.... sra. Farraday
Michael Sheen.... Bradshaw
Bronagh Gallagher.... Annie
Linda Bassett.... mãe de Mary
Henry Goodman.... Haffinger
Ciarán Hinds.... Sir Danvers Carew
Sasha Hanau.... jovem Mary Reilly




Dados Do Arquivo
Diretor: Stephen Frears
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 108 min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 689 MB
Formato: AVI
Servidor: Fileserve