segunda-feira, 9 de maio de 2011

CIDADÃO KANE ( 1941 )




Citizen Kane (Brasil: Cidadão Kane / Portugal: O Mundo a Seus Pés) é um filme norte-americano de 1941, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Orson Welles.
Cidadão Kane foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e narrações radiofônicas.
O filme encontrou forte oposição por parte de William Randolph Hearst, pois ele julgava que a obra denegria sua imagem. Em realidade, havia mesmo muitos pontos coincidentes das biografias de Hearst e de Kane.
Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. O filme começa com o protagonista já morto, mudando-se a cronologia dos fatos; e a cenografia mostra pela primeira vez o teto dos ambientes.
Mesmo dirigindo outros filmes após Cidadão Kane, o diretor Orson Welles nunca mais conseguiu restabelecer sua fama a ponto de ser contratado novamente por um grande estúdio de Hollywood.
O filme foi considerado, por grande parte da crítica especializada, como o maior filme da história até o momento, figurando em primeiro lugar na lista do American Film Institute (AFI).




Sinopse:
Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson é enviado por seu chefe para investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o sentido de sua última palavra, a qual ninguém sabia. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas a adoração das pessoas.
Ao final, Thompson, após a exaustiva investigação da vida de Kane através de entrevistas, se vê incapaz de descobrir o significado da palavra, concluindo que "Charles Foster Kane foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo. Talvez Rosebud seja algo que ele nunca tenha possuído, ou algo que tenha perdido.". Entretanto, é revelado ao público que "Rosebud" era o nome do trenó pertencente a Kane quando este ainda morava com seus pais, simbolizando da única época de sua vida em que ele fora verdadeiramente feliz - a sua infância.

Orson Welles, diretor, roteirista e protagonista 
de Citizen Kane

Principais prêmios e indicações
Oscar 1942 (EUA)
Venceu na categoria de melhor roteiro original.
Indicado nas categorias de melhor ator protagonista (Orson Welles), melhor direção de arte preto-e-branco, melhor fotografia preto-e-branco, melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme e melhor som.
Prêmio NYFCC 1941 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)
Venceu na categoria de melhor filme.

Elenco:
Orson Welles .... Charles Foster Kane
Joseph Cotten .... Jedediah Leland
Dorothy Comingore .... Susan Alexander
Agnes Moorehead .... srta. Mary Kane
Ruth Warrick .... Emily Norton Kane
Ray Collins .... James "Jim" W. Gettys
Erskine Sanford .... Herbert Carter
Everett Sloane .... Bernstein
William Alland .... Jerry Thompson
Paul Stewart .... Raymond
George Coulouris .... Walter Parks Thatcher
Fortunio Bonanova .... Matiste
Georgia Backus .... Bertha

Dados Do Arquivo:
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 1941
Qualidade: DVDRip
Color: Preto & Braco
Formato: RMVB
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 692 mb
Download: MegaUpload, FileServe