sexta-feira, 13 de maio de 2011

O ÚLTIMO DISCURSO "O GRANDE DITADOR"

                                   Charlei Chaplin


“Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio ... negros ... brancos.


Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.


O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem ... levantou no mundo as muralhas do ódio ... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, emperdenidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.


A aviação e o rádio aproximaram-se muito mais. A próxima natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem ... um apelo à fraternidade universal ... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora ... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas ... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: "Não desespereis!" A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia ... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem os homens, a liberdade nunca perecerá.


Soldados! Não vos entregueis a esses brutais ... que vos desprezam ... que vos escravizam ... que arregimentam as vossas vidas ... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar ... os que não se fazem amar e os inumanos.


Soldados! Não batalheis pela escravidão! lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Estás em vós! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela ... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo ... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.


É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos.


Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergues os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!”



O GRANDE DITADOR ( 1940 )


Foi lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin também.


Sinopse:
O filme começa durante a Primeira Guerra Mundial. Chaplin é um cadete do exército da nação fictícia da Tomânia e tenta salvar um soldado chamado Schultz (Reginald Gardiner). O personagem de Chaplin perde a memória quando o avião dos dois colide com uma árvore. Schultz escapa das ferragens, e Chaplin passa seus próximos vinte anos no hospital, enquanto muitas mudanças acontecem em Tomânia: Adenoid Hynkel (também interpretado por Chaplin), agora o grande ditador da Tomânia, perseguia judeus com a ajuda dos ministros Garbitsch (Henry Daniell) e Herring (Billy Gilbert).
Curado, mas ainda com amnésia, Chaplin retorna à sua barbearia no gueto judeu, ainda sem saber da situação política da Tomânia. O barbeiro fica chocado quando tropas de choque quebram a janela de sua loja. Encontra, depois, um amor, Hannah, uma linda moradora do gueto.
Enquanto isso, Schultz, que recebeu várias promoções nesses vinte anos, reconhece o barbeiro e dá ordens às tropas de deixá-lo em paz. Hynkel tenta diminuir a repressão aos judeus quando uma oportunidade de empréstimo com um banqueiro judeu. Hynkel começa a ficar obcecado com poder, e aspira a dominação mundial. Há uma cena clássica onde Hynkel brinca com um globo inflável, para acidentalmente estourá-lo no final. Eventualmente, o empresário judeu recusa o acordo, e Hynkel reinstaura a perseguição aos judeus.
Schultz é contra a invasão ao gueto que Hynkel está planejando. O ditador manda o general para um campo de concentração. Schultz foge para o gueto e começa a planejar junto com os outros moradores do lugar uma forma de tirar Adenóide Hynkel do poder. No fim, ambos (Schultz e seu amigo barbeiro) são presos.
Hynkel disputa com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador de Bactéria, a primazia na invasão de Osterlich, que é o primeiro passo para o ditador interpretado por Chaplin conquistar o mundo. Napaloni visita Hynkel em Tomânia para ambos discutirem um tratado para que nenhum dos países invada Osterlich, uma vez que Napaloni posicionara suas tropas na fronteira com aquele país. Depois de diversas tentativas dos dois ditadores mostrarem sua superioridade, eles culminam em uma divertida discussão sobre um tratado de paz (que inclui guerra de comida) entre os dois líderes. Uma vez assinado o tratado e com Napaloni fora do caminho, Hynkel inicia a invasão. Hannah, que tinha fugido para Osterlich com os moradores da pensão onde vivia no gueto em Tomânia, mais uma vez se encontra encurralada pelo regime de Hynkel.
Schultz e o barbeiro escapam do campo de concentração usando uniformes de soldados. Guardas confundem o barbeiro com o ditador Hynkel (com quem ele se parece muito). Ao mesmo tempo, Hynkel é preso pelos seus próprios soldados que acreditam que se trata do barbeiro fugindo do campo de concentração.
O barbeiro, que havia assumido a identidade de Hynkel para não ser preso, é levado para a capital da Tomânia para um discurso de vitória. Tal discurso é o total oposto das idéias anti-semitas de Hynkel, expondo as idéias democráticas há muito na cabeça do barbeiro.
Hannah ouve a voz do barbeiro no rádio, e fica surpresa quando ele se dirige a ela:
"Hannah, está me ouvindo? Onde quer que esteja, olhe para cima! Olhe para cima, Hannah! As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho! Estamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão a ganância, o ódio e a brutalidade. Olhe, Hannah!".
O filme termina com Hannah olhando para cima, com um sorriso no rosto.


Elenco:
Paulette Goddard e Charles Chaplin no trailer de O Grande Ditador.
Charles Chaplin - Adenoid Hynkel / Barbeiro judeu
Paulette Goddard - Hannah
Jack Oakie - Benzino Napaloni
Reginald Gardiner - Comandante Schultz
Henry Daniell - Garbitsch
Billy Gilbert - Marechal Herring
Grace Hayle - Madame Napaloni
Carter DeHaven - Spook (embaixador bacteriano)
Maurice Moscovitch - Sr. Jaeckel
Emma Dunn - Sra. Jaeckel
Bernard Gorcey - Sr. Mann
Paul Weigel - Sr. Agar


Fique Sabendo:
# Adenóide Hynkel e Benzino Napaloni são paródias a Adolf Hitler e Benito Mussolini, respectivamente. O nome de Napaloni é também uma vaga referência a Napoleão Bonaparte.
# A terra de Osterlich referencia a Áustria, cujo nome em alemão é Österreich.
# A famosa cena em que Adenóide Hynkel dança com o globo terrestre foi usada na abertura da telenovela O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, em 1991.
# No momento em que o Barbeiro Judeu faz a barba do careca e faz toda aquela coreografia toca a 5ª dança húngara de Brahms.
# Paulette Goddard, que faz a personagem Hannah, era esposa de Chaplin.
# Quando o filme foi lançado, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial.


Dados Do Arquivo:
Gênero: Comédia
Duração: 128 min
Direção: Charles Chaplin
Tamanho: 600 MB
Audio: Inglês
Legenda: Português/BR
Formato: AVI
Servidor:Rapidshare ( 7 Partes )


GREASE NOS TEMPOS DA BRILHANTINA ( 1978 )



Sinopse:
É um musical inspirado em um livro de Bronte Woodard, passado na Califórnia no final da década de 50 e começo da década de 60. O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

Grease, o Filme

Estrelado pela cantora pop australiana Olivia Newton-John e pelo astro ítalo-americano John Travolta, Grease é um momento ímpar na carreira de ambos, que vale salientar, nunca estiveram tão belos e convincentes. Além de contar com um elenco eficiente de coadjuvantes, belíssimas canções e um alto astral contagiante, Grease é ainda hoje, o musical de maior bilhetaria da história do cinema. Na época do seu lançamento, os críticos maldosamente tacharam o filme de brega, fato esse que na realidade configurou-se como puro despeito. Hoje, mais de três décadas após a sua realização, é incrível perceber o quanto a produção continua vibrante. Sem dúvida, Grease é adrenalina pura, indiscutivelmente um remédio super hiper ultra eficaz contra a depressão e o mau humor dos dias atuais.

Elenco
John Travolta - Danny Zuko
Olivia Newton-John - Sandy Olsson
Stockard Channing - "Betty" Rizzo
Jeff Conaway - Kenickie
Barry Pearl - Doody
Michael Tucci - Sonny
Kelly Ward - Putzie
Didi Conn - Frenchy
Jamie Donnelly - Jan
Dinah Manoff - Marty Maraschino
Eve Arden - Diretora McGee
Edd Byrnes - Vince Fontaine
Sid Caesar - Técnico Calhoun
Susan Buckner - Patty Sincox
Lorenzo Lamas - "Tom" Chisum
Eddie Deezen - Eugene
Carolina Grefeda - Raina

Premiações:
Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção Original ("Hopelessly Devoted to You").
Recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (John Travolta), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Olivia Newton-John) e Melhor Canção Original ("Grease" e "You're the One that I Want").

Fique Sabendo:
#O Orçamento de Grease foi de US$ 6 milhões, sendo que arrecadou US$ 360 milhões nas bilheterias de todo o planeta. Teve uma continuação ("Grease 2") em 1982 com Michelle Pfeiffer no papel principal, mas não obteve o mesmo sucesso.
#Este filme ocupa a 20ª colocação na Lista dos 25  Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
#O CD com a Trilha sonora do filme é o 3º Álbum mais  vendido de todos os tempos, segundo o Media Traffic.

Dados do Filme:
Tamanho: 697 MB
Formato: DVDRip/Avi
Idioma: Portugues
Lançamento: 1978
Servidores:DepositFiles









OS ABUTRES TEM FOME ( 1970 )




Two Mules for Sister Sara (Brasil/Portugal: Os abutres têm fome) é um filme estadunidense de 1970, do gênero western, dirigido por Don Siegel e estrelado por Shirley MacLaine e Clint Eastwood.


Sinopse:
O filme começa com Hogan, um mercenário americano aliado dos rebeldes mexicanos "Juaristas", salvando uma mulher raptada e prestes a ser molestada por bandoleiros do deserto. Após ser liberta, a mulher, quase despida, surpreende o cowboy ao vestir um hábito de freira, dizendo-se chamar Irmã Sara. Hogan concorda em acompanhar a Irmã Sara durante o resto da travessia do deserto, mesmo sabendo que isso o atrasará pois a mulher monta uma mula carregada e lenta. Ela se mostrará uma companheira competente em várias situações de perigo que os aguardam. Mas o cowboy não sabe de toda a verdade sobre a religiosa.


Elenco:
Shirley MacLaine .... Sara
Clint Eastwood .... Hogan
Manuel Fábregas .... Coronel Beltran (como Manolo Fábregas)
Alberto Morin .... General LeClaire
Armando Silvestre
John Kelly
Enrique Lucero
David Estuardo .... Juan
Ada Carrasco .... mãe de Juan
Pancho Córdova .... pai de Juan
José Chávez .... Horatio


Dados do Filme:
Tamanho: 210 MB
Formato: DVDRmz/Rmvb
Idioma: Ingles (Legendado)
Lançamento: 1970
Servidores: DepositFiles


TOMBSTONE ( 1993 )




Tombstone  - A Justiça Está Chegando é um filme estadunidense de 1993 do gênero western, escrito por Kevin Jarre e dirigido por George P. Cosmatos. O filme conta a história dos irmãos Earp, famosos homens da lei do Velho Oeste americano, a partir da chegada deles a Tombstone, cidade mineradora de prata localizada no Arizona. O filme superou em bilheteria o concorrente de 1994 Wyatt Earp, que trazia Kevin Costner como estrela do elenco e com um roteiro parecido. Além das referências históricas, o filme se baseia principalmente em Gunfight at the O.K. Corral, clássico do cinema de 1957.


Sinopse:
No século XIX, na violenta fronteira sudoeste dos Estados Unidos e México, uma quadrilha de bandoleiros que usam lenços vermelhos e é conhecida por "Os Cowboys", lideradas pelos famigerados "Curly Bill" Brocius e o psicopata Johnny Ringo, agem sem controle e aterrorizam toda a região, cometendo toda sorte de crimes e abusos. Mas a históra começa a mudar quando os irmãos Earp chegam a Tombstone em busca de aproveitar a prosperidade da região baseada no garimpo da prata e enriquecer. Chega com eles, quase ao mesmo tempo, Doc Hollyday, amigo de Wyatt Earp desde os tempos de Dodge City. Earp ganhou reputação como grande xerife e logo é convidado pelas autoridades locais para assumir um cargo policial na cidade, que se encontra à mercê dos Cowboys. Mas Wyatt não quer saber mais de armas. Ele logo se torna sócio de um Bar que explora jogos e com a ajuda dos irmãos começa a ganhar bastante dinheiro.
Os irmãos trouxeram as esposas com eles para Tombstone, mas Mattie Balylock, a companheira de Wyatt, é dependente de um remédio à base da droga ópio, piorando seu estado cada vez mais e ao mesmo tempo que o marido se interessa por outra mulher, uma atriz de teatro também recém-chegada à cidade, a bela Josephine Marcus.
Com o assassinato do idoso xerife local Fred White (num tiro acidental (?) de Curly Bill) e cansados dos abusos dos Cowboys, dois dos irmãos Earp, Virgil e Morgan, resolvem aceitar o cargo de xerifes da cidade, contrariando Wyatt. Os novos policiais proíbem armas na cidade, e com isso logo entram em confronto com os irmãos Clanton, membros da quadrilha dos Cowboys. Liderados por Ike, os irmãos Clanton e alguns companheiros quadrilheiros resolvem desafiar a proibição e entram armados na cidade. Quando estavam deixando os cavalos no Curral OK, chegam os Earp (acompanhados de Wyatt, que resolvera ajudar os irmãos) e Doc Hollyday. Recebem ordens de deixar as armas, não as obedecem e o tiroteio que se segue é violento, terminando com a vitória dos homens da lei. Mas Ike Clanton escapa e contará com a ajuda de toda a quadrilha dos Cowboys para se vingar dos Earp.


Elenco:
Kurt Russell…Wyatt Earp
Sam Elliott…Virgil Earp
Val Kilmer…Doc Holliday
Powers Boothe…"Curly Bill" Brocious
Michael Biehn…Johnny Ringo
Bill Paxton…Morgan Earp
Dana Delany…Josephine Marcus
Billy Zane…Mr. Fabian
Charlton Heston
Robert Mitchum…Narrador


Fique Sabendo:
Em 1989, Kurt Russel recebeu o roteiro de Kevin Jarre anteriormente destinado a Kevin Costner, depois que este discordou do enfoque dado e de ter saido do projeto. Costner não desistiu da sua idéia e acabou lançando no ano seguinte (1994) outro filme sobre Wyatt Earp, que acabou por não ser bem-sucedido, ao contrário do filme de Russel que alcançou êxito.
Russel e Jarre queriam Willem Dafoe para o papel de Doc Holliday, mas seu nome foi recusado pelos produtores. Além de já ter trabalhado com Jarre, o diretor Cosmatos foi recomendado a Russel por Sylvester Stallone, que atuou com o diretor no segundo filme da série Rambo.
Robert Mitchum iria interpretar o Velho Clanton,pai de Ike Clanton, mas sofreu um acidente com o cavalo e teve que deixar o papel. Muitas das falas dele passaram para Curly Bill, alçado a lider dos bandoleiros.


Dados do Filme:
Tamanho: 421 MB
Formato: DVDRip/Rmvb
Idioma: Portugues*
Lançamento: 1993
Servidores: Megaupload/DeposiFiles