domingo, 8 de maio de 2011

A DAMA DE SHANGAI ( 1947 )





The Lady from Shanghai (br / pt: A Dama de Xangai) é um filme estadunidense de 1948, do gênero policial em estilo de filme noir, dirigido por Orson Welles. O roteiro é baseado na obra If I Die Before I Wake, de Sherwood King.




Sinopse
The Lady from Shanghai conta a história narrada e protagonizada por Michael O'Hara, envolvido em um caso escabroso por uma loira misteriosa, Elsa, por quem se apaixonara. Elsa e o marido, o famoso promotor criminal Arthur Bannister, chegam a Nova Iorque de Xangai. Seguem viagem para São Francisco, via Canal do Panamá, a bordo do barco de Michael.
Durante a viagem, se junta ao casal o parceiro de Bannister, George Grisby. Grisby induz Michael a ajudá-lo a forjar sua morte para receber o seguro de vida. Michael planeja fugir com Elsa depois que Grisby lhe pagar a sua parte. Mas quando Grisby é encontrado morto, Michael é acusado do homicídio. No clímax do filme, acontece um tiroteio dentro de uma casa de espelhos em um parque de diversões.






Elenco:
Rita Hayworth .... Elsa 'Rosalie' Bannister
Orson Welles .... Michael O'Hara
Everett Sloane .... Arthur Bannister
Glenn Anders .... George Grisby
Ted de Corsia .... Sidney Broome


Fique Sabendo:
Orson Welles se comprometeu a fazer o filme, quando precisou de dinheiro para continuar com seu espetáculo musical (com músicas de Cole Porter) sobre a obra de Júlio Verne, A volta ao mundo em 80 dias (1946). Seu parceiro Mike Todd (que depois realizaria o filme homônimo em 1956) saira do projeto, deixando Welles sozinho. Quem lhe deu o dinheiro restante foi o presidente da Columbia Pictures da época, Harry Cohn.. Cohn detestou o filme quando o viu pela primeira vez.
Muitos acharam as cenas de assassinato inspiradas no ocorrido no caso da Black Dahlia (1947), quando a mulher Elizabeth Short (apelidada de Dália Negra) foi encontrada morta e mutilada.
A estrela do filme, Rita Hayworth, famosa pelos longos cachos ruivos, causou polêmica quando atendeu o pedido de Welles e apareceu de cabelos curtos e loiros no papel de Elza.
O filme teve locações em São Francisco: Sausalito, no teatro de Chinatown, no Steinhart Aquarium, no Golden Gate Park e em Playland (onde foi feita a cena dos espelhos). Há também cenas em Acapulco.
Na sua narração, o personagem de Welles faz referências aos pescadores do Brasil (Welles os havia conhecido em 1942). Vinícius de Moraes, então diplomata brasileiro, esteve no set de filmagem em 1947, acompanhado do jornalista brasileiro Alex Viany.




Dados Do Arquivo:
Diretor: Orson Welles
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 87 min.
Formato: RMVB
Tamanho: 286 MB
Servidor: Megaupload


Nenhum comentário:

Postar um comentário