terça-feira, 10 de maio de 2011

MARLON BRANDO


Marlon Brando Jr. (Omaha, 3 de abril de 1924 — Los Angeles, 1 de julho de 2004) foi um ator estadunidense, considerado um dos maiores atores de língua inglesa de todos os tempos, adepto do estilo realista de interpretação conhecido como Método Stanislavski.




Carreira

Marlon Brando na peça "Um Bonde Chamado Desejo" (A Streetcar Named Desire) que posteriormente iria para as telas de cinema.
Brando começou a chamar atenção atuando na peça de Tennessee Williams, Um Bonde Chamado Desejo. A peça foi filmada, mas acabou tendo seu lançamento atrasado, o que levou que figurasse como seu primeiro trabalho em cinema o filme, de 1950, Espíritos Indômitos . Esta produção contava a história de um veterano da Segunda Guerra Mundial ferido em combate angustiado por estar preso a uma cadeira de rodas.
Em Um Bonde Chamado Desejo - cujo filme recebeu no Brasil o nome de Uma Rua Chamada Pecado - dirigido por Elia Kazan e com a presença da atriz Vivien Leigh no papel de Blanche DuBois, Brando fazia o papel de Stanley Kowalski, um desocupado e explorador da esposa. Tornou-se um símbolo sexual ao aparecer em fotos como o personagem, sempre de camiseta que lhe realçava seus músculos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles premiou o filme nas categorias de melhor atriz, Vivien Leigh, melhor ator coajuvante, Karl Malden e melhor atriz coadjuvante para Kim Hunter. Brando também foi indicado ao Oscar, mas mesmo sendo o franco favorito , não ganhou. Brando seria indicado mais três vezes em cada ano posterior em "Viva Zapata!" em 1952, Júlio César , 1953, no papel de Marco Antônio, e Sindicato de Ladrões em 1954.
No ano de 1953, Brando se tornaria um ídolo dos jovens da época ao interpretar Johnny Stabler em O Selvagem. No filme ele era um delinquente, líder de uma gangue de motoqueiros, vestido de jaqueta de couro e dirigindo uma motocicleta 1950 Triumph Thunderbird 6T. O filme marcaria toda uma geração de artistas, desde James Dean a Elvis Presley, os quais adoravam o estilo rebelde mostrado no filme.
Ganharia o primeiro oscar com o filme Sindicato de Ladrões/Há Lodo no Cais, dirigido por Elia Kazan. Nos anos 1960 faria alguns filmes polêmicos, como Caçada Humana, no qual é a vítima em uma longa cena de espancamento. E Queimada!, seu personagem favorito, usado para mostrar uma visão histórica do que teria sido a política de colonização européia na América, com os portugueses e espanhóis agindo com violência e ganância, enquanto os ingleses buscavam tomar para si as colônias, atuando nos bastidores com mentiras e falso apoio aos nativos colonizados. Brando se mostra um grande ativista nos anos 1960, tendo participado de manifestações públicas em favor do Direitos Civis e dos Direitos dos Indígenas, campanha que o levou a recusar um oscar no início da década seguinte.
Mas seu estilo como ator alcançaria o auge do sucesso e da fama nos anos 1970, com O Poderoso Chefão/O Padrinho e Último Tango em Paris, entre outros, tendo sido indicado para mais dois oscars pela Academia de Hollywood. Venceu pela sua interpretação de Don Vito Corleone, que rendeu ao personagem o título de "maior vilão da história do cinema".
Quando venceu em 1973 o óscar pelo fime O Padrinho/O Poderoso Chefão, Marlon Brando enviou uma índia (que mais tarde se descobriu ser uma atriz) fazer um discurso em seu nome, protestando contra a forma como os EUA e Hollywood discriminavam os nativos americanos.
Nos anos 1980 interrompe sua carreira e se retira para a ilha de Tetiaroa, na Polinésia Francesa, da qual era o dono desde 1966. Ganha peso e é fotografado várias vezes usando um largo sarongue polinésio. Com problemas financeiros, retomou sua carreira cinematográfica em 1989. Chegou a fazer uma paródia de si mesmo no filme de 1990 Um Novato na Máfia, no qual praticamente repetiu a caracterização de Don Vito Corleone. Passa a ter sérios problemas pessoais, com o julgamento do filho Christian por assassinato do namorado da irmã Cheyenne e que, deprimida, se suicidou poucos anos depois (1995).
Dirigiu apenas um filme: o western A Face Oculta (1961), substituindo o diretor Stanley Kubrick no início das filmagens. Obteve alguns elogios da crítica, demonstrando estilo lento e inovador no gênero: filmou o mar, cenário incomum dos western. Também no duelo final com seu amigo na vida real Karl Malden, usa ângulos e coreografia fora do normal. No western que fez com Jack Nicholson, ( Duelo de Gigantes, 1976), ele faz um pistoleiro bem estranho, dando continuidade à sua visão e a do diretor Arthur Penn, inovadora mas com tendências acentuadas para parodiar o gênero.





Filmografia
1950 - Espíritos indômitos (The Men)
1951 - Uma Rua Chamada Pecado (A streetcar named desire)
1952 - Viva Zapata! (Viva Zapata!)
1953 - Júlio César (Julius Caesar)
1954 - Desirée, o amor de Napoleão (Desirée)
1954 - Sindicato de Ladrões (On the Waterfront)
1954 - O Selvagem (The Wild One)
1955 - Eles e elas (Guys and dolls)
1956 - Casa de chá do luar de agosto (Teahouse of the August Moon, The)
1957 - Sayonara (Sayonara)
1958 - Os deuses vencidos (Young lions, The)
1959 - Vidas em fuga (The Fugitive Kind)
1961 - A face oculta (One-eyed jacks)
1962 - O grande motim (Munity on the bounty)
1962 - The Ugly American
1964 - Dois farristas irresistíveis (Bedtime story)
1965 - Morituri (Morituri)
1966 - Meet Marlon Brando
1966 - Caçada humana (Chase, The)
1966 - Sangue em Sonora (Appaloosa, The)
1967 - A condessa de Hong Kong (A countess from Hong Kong)
1967 - O pecado de todos nós (Reflections in a golden eye)
1968 - Candy (Candy)
1968 - A noite do dia seguinte (Night of the following day, The)
1969 - Queimada! (Quemada!)
1972 - O Poderoso Chefão (Brasil) ou O Padrinho (Portugal)(Godfather, The)
1972 - Os que chegam com a noite (Nightcomers, The)
1973 - Último tango em Paris (Last tango in Paris)
1976 - Duelo de gigantes (Missouri breaks, The)
1978 - Superman - O filme (Superman)
1979 - Apocalypse Now (Apocalypse Now)
1979 - Raoni (Raoni: The Fight for the Amazon)
1980 - A fórmula (Formula, The)
1989 - Assassinato sob custódia (A dry white season)
1990 - Um novato na máfia (The Freshman)
1992 - Cristóvão Colombo - A aventura do descobrimento (Christopher Columbus: The Discovery)
1995 - Don Juan de Marco (Don Juan de Marco)
1996 - A ilha do Dr. Moreau (Island of Dr. Moreau, The)
1997 - O bravo (The Brave)
1998 - Loucos por dinheiro (Free Money)
2001 - A cartada final (Score, The)
2001 - You Rock My World (Videoclipe de Michael Jackson)
2006 - Superman - O Retorno (Superman Returns) (foram usados sons e imagens de arquivo digitalmente                    modificados)



Premiações
7 indicações e 2 premiações do Óscar da Academia para Melhor Ator (principal), nos seguintes filmes:
Uma Rua Chamada Pecado(1952)
Viva Zapata!(1953)
Julius Caesar (1954)
Sindicato de Ladrões (1955) - Venceu
Sayonara (1956)
O Poderoso Chefão (1973) - Venceu
Último Tango em Paris (1974)
Uma indicação ao Óscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário):
Assassinato Sob Custódia" (1990).
3 vitórias de 4 indicações ao Golden Globe Award para Melhor Ator (filme dramático), nos seguintes filmes:
1955:On the Waterfront - Venceu
1958: Sayonara
1964: The Ugly American
1973:The Godfather - Venceu
Recebeu uma indicação ao Golden Globe Award para Melhor Ator (comédia ou musical) em cinema, por "Casa de Chá do Luar de Agosto" (1956).
Recebeu uma indicação ao Golden Globe Award para Melhor Ator (coadjuvante/secundário) em cinema, por "Assassinato Sob Custódia" (1989).
3 vitórias de 6 indicações ao BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro, no seguintes filmes:
1953: Viva Zapata! - Venceu
1954: Julius Caesar - Venceu
1955: On the Waterfront - Venceu
1973: The Nightcomers
1973: The Godfather
1974: Last Tango In Paris
Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator (coadjuvante/secundário), por "Assassinato Sob Custódia" (1989).
Ganhou o prémio de Melhor Ator, no Festival de Cannes, por "Viva Zapata!" (1952).
Ganhou o prémio de Melhor Ator, no Festival de Tóquio, por "Assassinato Sob Custódia" (1989).

DUELO DE GIGANTES ( 1976 )



The Missouri Breaks (Brasil: Duelo de Gigantes ). É um filme estadunidense de 1976 do gênero faroeste, dirigido por Arthur Penn.
A produção marca o encontro nas telas de dois dos mais populares e premiados atores do cinema americano da época, Marlon Brando e Jack Nicholson. O roteiro é de Thomas McGuane e a trilha sonora é de John Williams.
O título se refere à uma região acidentada no centro-norte de Montana, escavada pela águas do Rio Missouri, que erode as rochas do entorno e forma grandes porções submersas de sedimento, os "breaks", que, conforme mostrado no filme, permitiam a travessia do grande rio por parte de cavaleiros com suas montarias, um tanto perigosa e traiçoeira devido à pouca firmeza do fundo arenoso e por isso, em geral, só tentada por índios, fugitivos e bandoleiros.



Sinope:
O filme se passa por volta de 1880 e começa com o poderoso e soturno fazendeiro viúvo de Montana David Braxton enforcando sem julgamento um jovem ladrão de cavalos. O líder da gangue dos bandoleiros, Tom Logan, percebe que ele e seus homens devem mudar seu modo de agir, pois sentem que a região tornou-se perigosa para os fora-da-lei. Os bandidos então executam um assalto a um trem de passageiros, tentando fazerem-se passar pelo bando de Jesse James. Com o dinheiro roubado compram um rancho na vizinhança de David Braxton. A intenção é manter os cavalos que roubam ali por um tempo, até que as marcas dos proprietários desapareçam e eles possam negociá-los no Kansas. No entanto, em vingança pela morte de seu comparsa, os bandidos capturam e enforcam o maldoso capataz de Braxton. Para o lugar dele, Braxton manda buscar então o pistoleiro de aluguel (chamado no filme de "regulator") do Wyoming, o excêntrico Robert E. Lee Clayton.
Clayton de imediato desconfia de Logan, e passa a vigiá-lo à distância, buscando evidências de que de fato são os homens que roubam o gado na região e com isso, justiçá-los.

Elenco:
Marlon Brando... Robert E. Lee Clayton
Jack Nicholson... Tom Logan
Randy Quaid...Little Tod
Kathleen Lloyd... Jane Braxton
Frederic Forrest...Cary
Harry Dean Stanton...Calvin
John McLiam...David Braxton
Steve Franken

Fique Sabendo:
# Brando dá a seu personagem uma conotação explicitamente homossexual, vestindo-se de mulher e chamando a si mesmo de "vovózinha" numa cena em que embosca e mata um dos bandoleiros que persegue. Em outra cena ele é visto tomando um banho de espuma numa banheira feminina que teria pertencido à esposa falecida do fazendeiro que contratou seu personagem. Já Nicholson parece querer realçar o caráter heterossexual de seu personagem, Logan, que, mesmo passando boa parte do filme conversando com sua gangue só de homens ou cuidando de uma horta, está sempre falando de mulheres, além de manter um quente relacionamento amoroso com Jane, a filha do fazendeiro Braxton. Na cena em que ele se encontra com o personagem de Brando na banheira, o pistoleiro se nega a enfrentá-lo e lhe dá as costas. Logan então raivosamente atira na peça, fazendo um furo e esvaziando a água, interrompendo o banho do antagonista.

# O filme foi incluído na lista da American Humane Association, como "inaceitável", devido às notícias de crueldade infligidas aos animais durante as filmagens.

Dados Do Arquivo:
Diretor: Arthur Penn
Áudio: Inglês
Legendas: PT/BR (separadas)
Duração: 126 min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 1,3 Gb
Formato: AVI
Servidor: Megaupload - Fileserve.


Links Megaupload



segunda-feira, 9 de maio de 2011

CIDADÃO KANE ( 1941 )




Citizen Kane (Brasil: Cidadão Kane / Portugal: O Mundo a Seus Pés) é um filme norte-americano de 1941, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Orson Welles.
Cidadão Kane foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e narrações radiofônicas.
O filme encontrou forte oposição por parte de William Randolph Hearst, pois ele julgava que a obra denegria sua imagem. Em realidade, havia mesmo muitos pontos coincidentes das biografias de Hearst e de Kane.
Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. O filme começa com o protagonista já morto, mudando-se a cronologia dos fatos; e a cenografia mostra pela primeira vez o teto dos ambientes.
Mesmo dirigindo outros filmes após Cidadão Kane, o diretor Orson Welles nunca mais conseguiu restabelecer sua fama a ponto de ser contratado novamente por um grande estúdio de Hollywood.
O filme foi considerado, por grande parte da crítica especializada, como o maior filme da história até o momento, figurando em primeiro lugar na lista do American Film Institute (AFI).




Sinopse:
Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson é enviado por seu chefe para investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o sentido de sua última palavra, a qual ninguém sabia. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas a adoração das pessoas.
Ao final, Thompson, após a exaustiva investigação da vida de Kane através de entrevistas, se vê incapaz de descobrir o significado da palavra, concluindo que "Charles Foster Kane foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo. Talvez Rosebud seja algo que ele nunca tenha possuído, ou algo que tenha perdido.". Entretanto, é revelado ao público que "Rosebud" era o nome do trenó pertencente a Kane quando este ainda morava com seus pais, simbolizando da única época de sua vida em que ele fora verdadeiramente feliz - a sua infância.

Orson Welles, diretor, roteirista e protagonista 
de Citizen Kane

Principais prêmios e indicações
Oscar 1942 (EUA)
Venceu na categoria de melhor roteiro original.
Indicado nas categorias de melhor ator protagonista (Orson Welles), melhor direção de arte preto-e-branco, melhor fotografia preto-e-branco, melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme e melhor som.
Prêmio NYFCC 1941 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)
Venceu na categoria de melhor filme.

Elenco:
Orson Welles .... Charles Foster Kane
Joseph Cotten .... Jedediah Leland
Dorothy Comingore .... Susan Alexander
Agnes Moorehead .... srta. Mary Kane
Ruth Warrick .... Emily Norton Kane
Ray Collins .... James "Jim" W. Gettys
Erskine Sanford .... Herbert Carter
Everett Sloane .... Bernstein
William Alland .... Jerry Thompson
Paul Stewart .... Raymond
George Coulouris .... Walter Parks Thatcher
Fortunio Bonanova .... Matiste
Georgia Backus .... Bertha

Dados Do Arquivo:
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 1941
Qualidade: DVDRip
Color: Preto & Braco
Formato: RMVB
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 692 mb
Download: MegaUpload, FileServe






domingo, 8 de maio de 2011

A MEGERA DOMADA ( 1967 )



A Megera Domada, no Brasil, e A Fera Amansada, em Portugal) é uma peça teatral do dramaturgo inglês William Shakespeare, uma das primeiras comédias escritas pelo autor. Tem como tema central – que compartilha com outras comédias do autor, como Much Ado About Nothing (Muito Barulho por Nada) e A Midsummer Night's Dream (Sonho de uma Noite de Verão) – o casamento, a guerra dos sexos e as conquistas amorosas. Contudo, A Megera Domada diferencia-se ao dedicar boa parte da ação à vida matrimonial, ou seja, aos acontecimentos que se sucedem à cerimônia nupcial em si, já que não raro as comédias shakespeareanas tem o casamento como final da ação, a exemplo de Much Ado About Nothing. Os principais personagens são Lucêncio, o filho de um rico mercador, e seu empregado Trânio; Petruchio, um rico viajante; Catarina, uma megera; e a doce e meiga Bianca.

Fique Sabendo:
A trama, relativamente simples, teria sido coletada por Shakespeare de antigos contos da tradição oral e diz respeito a um pai, Batista, que estabelece como condição para ceder a mão de sua filha mais jovem, a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes, que sua filha mais velha, a megera Catarina, consiga antes um esposo. Bianca tem não menos que três pretendentes – Gremio, Hortencio e Lutencio, este último um jovem forasteiro que chega à cidade de Pádua e enamora-se de imediato por Bianca. Os dois primeiros, rivais nas pretensões de casar-se com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa. Petrúquio, um nobre falido de Verona, chega à cidade em busca de um bom casamento e apaixona-se pela ideia de se casar com Catarina, proposta feita a ele por seu amigo Hortencio. Aparentemente contra a vontade da moça, o casamento de Catarina e Petrúquio é realizado e ambos voltam para Verona, onde o esposo, impondo algumas privações e um tanto de mau humor à nova esposa, termina por amansá-la. Após diversas peripécias, dentre as quais o disfarce dos rivais em professores de música e retórica para que pudessem fazer a corte à jovem Bianca, Lucencio e Bianca casam-se, em segredo; Batista e Vicencio, pai de Lucencio, terminam por aceitar o casamento dos jovens e, ao final, Petrúquio prova a todos que Catarina tornou-se uma esposa mais obediente que a doce Bianca.

Técnicas:
The Taming of the Shrew, pintura de Augustus Egg
Para obter o efeito desejado em “A Megera Domada”, o riso, Shakespeare usa diversos elementos anteriormente citados. A trama central, por exemplo, parte justamente de uma quebra de expectativa – a forma de agir de Catarina, a de uma mulher insubmissa, e a maneira pela qual ela é conquistada pelo futuro esposo, Petruqúio –, a qual é reforçada pelo uso exacerbado do engano e das inversões retratadas nos disfarces usados pelos pretendentes para obter o acesso à jovem Bianca com o intuito de cortejá-la. Além disso, há a forma grosseira com que Petrúquio trata os demais, em contraste com todo o ambiente de cavalheirismo e cortesias extremadas dos que disputam o amor da irmã de sua noiva Catarina – um contraste que é refletido até mesmo na forma de vestir e no desrespeito às regras de etiqueta na cena do casamento.
O engano e a assimilação para melhor, bem como a quebra de hierarquia, estão presentes, aliás, já no prólogo da peça, no qual Shakespeare cria uma situação cômica na qual um lorde resolve brincar com um bêbado miserável que encontra em uma taverna, Sly, vestindo-o de roupas nobres e cercando-o de cuidados e serviçais, para que ele pensasse ser um nobre que acordava de um pesadelo no qual vivia na pobreza absoluta. Curiosamente, tal prólogo, que serviria de moldura à trama central de The Taming of the Shrew, já que esta seria uma “peça dentro da peça”, encenada para o nobre/miserável Sly por um grupo de atores, não é retomado ao final do texto de Shakespeare, provavelmente por uma extração feita da peça original no decorrer dos tempos. Há registros de versões anteriores na qual a trama do prólogo é retomada ao final da peça, como o despertar de Sly novamente como um reles bêbado na taverna de onde o lorde o havia recolhido para seu jogo cômico, dizendo que “havia tido o mais incrível dos sonhos” e que agora ele, Sly, “sabia como devia tratar a mulher em casa”.
Há ainda, em “A Megera Domada”, um interessante paralelismo entre as tramas de Lucentio/Bianca e Petrucchio/Katherine. Em verdade, a primeira parece assumir um caráter de protagonista em boa parte da peça, servindo a relação conflituosa de Petrucchio e Katherine como um contraponto burlesco ao amor proibido e sublimado de Lucentio e Bianca. Além disso, o relacionamento de Katherine e Petrucchio oferece a Shakespeare a possibilidade de composição de um humor popular que atingiria boa parte do público de seu teatro, em oposição ao humor que a relação de Lucentio e Bianca podem oferecer, algo mais sofisticada.

 Brasil:
Três telenovelas foram baseadas nessa peça:A Indomável da TV Excelsior (1965), O Machão (1976 - 1978) da TV Tupi e O cravo e a rosa (2000 - 2001)) da TV Globo. O texto também foi adaptado para os palcos da Broadway, no musical Kiss me, Kate. No cinema, foi adaptada por Sam Taylor (1929), com Mary Pickford e Douglas Fairbanks como casal principal, além da versão de Franco Zefirelli (1967), com Elizabeth Taylor e Richard Burton nos papéis principais, além do filme 10 coisas que eu odeio em você, baseado na peça.

Elenco:
Elizabeth Taylor ... Katharina
Richard Burton ... Petruchio
Cyril Cusack ... Grumio
Michael Hordern ... Baptista
Alfred Lynch ... Tranio
Alan Webb ... Gremio
Giancarlo Cobelli ... The Priest
Vernon Dobtcheff ... Pedant
Ken Parry ... Tailor
Anthony Gardner ... Haberdasher
Natasha Pyne ... Bianca
Michael York ... Lucentio
Victor Spinetti ... Hortensio
Roy Holder ... Biondello
Mark Dignam ... Vincentio
Bice Valori ... The Widow
Tina Perna
Alberto Bonucci ... Nathaniel
Milena Vukotic
Alfredo Bianchini
Valentino Macchi
Roberto Antonelli ... Philip
Salvatore Billa
Lino Capolicchio ... Gregory
Liana Del Balzo ... Bit Part
Gianni Magni ... Curtis

Ficha Técnica:
# Título no Brasil: A Megera Domada
Título Original: The Taming of the Shrew
País de Origem: Itália / EUA
Gênero: Comédia
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 1967
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Franco Zeffirelli

Dados Do Arquivo:



Tamanho: 1.33 GB 
Qualidade: DVDRip
Legenda: Pt-Br



A DAMA DE SHANGAI ( 1947 )





The Lady from Shanghai (br / pt: A Dama de Xangai) é um filme estadunidense de 1948, do gênero policial em estilo de filme noir, dirigido por Orson Welles. O roteiro é baseado na obra If I Die Before I Wake, de Sherwood King.




Sinopse
The Lady from Shanghai conta a história narrada e protagonizada por Michael O'Hara, envolvido em um caso escabroso por uma loira misteriosa, Elsa, por quem se apaixonara. Elsa e o marido, o famoso promotor criminal Arthur Bannister, chegam a Nova Iorque de Xangai. Seguem viagem para São Francisco, via Canal do Panamá, a bordo do barco de Michael.
Durante a viagem, se junta ao casal o parceiro de Bannister, George Grisby. Grisby induz Michael a ajudá-lo a forjar sua morte para receber o seguro de vida. Michael planeja fugir com Elsa depois que Grisby lhe pagar a sua parte. Mas quando Grisby é encontrado morto, Michael é acusado do homicídio. No clímax do filme, acontece um tiroteio dentro de uma casa de espelhos em um parque de diversões.






Elenco:
Rita Hayworth .... Elsa 'Rosalie' Bannister
Orson Welles .... Michael O'Hara
Everett Sloane .... Arthur Bannister
Glenn Anders .... George Grisby
Ted de Corsia .... Sidney Broome


Fique Sabendo:
Orson Welles se comprometeu a fazer o filme, quando precisou de dinheiro para continuar com seu espetáculo musical (com músicas de Cole Porter) sobre a obra de Júlio Verne, A volta ao mundo em 80 dias (1946). Seu parceiro Mike Todd (que depois realizaria o filme homônimo em 1956) saira do projeto, deixando Welles sozinho. Quem lhe deu o dinheiro restante foi o presidente da Columbia Pictures da época, Harry Cohn.. Cohn detestou o filme quando o viu pela primeira vez.
Muitos acharam as cenas de assassinato inspiradas no ocorrido no caso da Black Dahlia (1947), quando a mulher Elizabeth Short (apelidada de Dália Negra) foi encontrada morta e mutilada.
A estrela do filme, Rita Hayworth, famosa pelos longos cachos ruivos, causou polêmica quando atendeu o pedido de Welles e apareceu de cabelos curtos e loiros no papel de Elza.
O filme teve locações em São Francisco: Sausalito, no teatro de Chinatown, no Steinhart Aquarium, no Golden Gate Park e em Playland (onde foi feita a cena dos espelhos). Há também cenas em Acapulco.
Na sua narração, o personagem de Welles faz referências aos pescadores do Brasil (Welles os havia conhecido em 1942). Vinícius de Moraes, então diplomata brasileiro, esteve no set de filmagem em 1947, acompanhado do jornalista brasileiro Alex Viany.




Dados Do Arquivo:
Diretor: Orson Welles
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 87 min.
Formato: RMVB
Tamanho: 286 MB
Servidor: Megaupload


BUTCH CASSIDY ( 1969 )

                                            


Sinopse:
 Um dos mais populares westerns de toda a história do cinema, este vencedor do Oscar combina aventura, romance e comédia para contar a história verdadeira de um dos mais adoráveis foras-da-lei do Oeste. Ninguém é mais rápido do que Butch Cassidy (Paul Newman) quando se trata de arquitetar planos para enriquecer, o seu companheiro inseparável Sundance (Robert Redford) pode fazer mágica com uma arma nas mãos. Estes dois ladrões de banco e de trens cansaram de fugir da lei, e partem para a Bolívia com a namorada de Sundance (Katherine Ross). O fato de não falarem quase nada em espanhol não é um problema para os dois “caras maus” mais legais que já cavalgaram pelo Oeste.

Elenco:
Paul Newman .... Butch Cassidy
Robert Redford .... Sundance Kid
Katharine Ross .... Etta Place
Strother Martin .... Percy Garris
Henry Jones .... vendedor de bicicletas
Jeff Corey .... xerife Steve Bledsoe
George Furth .... Woodcock
Cloris Leachman .... Agnes
Ted Cassidy .... Harvey Logan
Kenneth Mars .... Marechal
Donelly Rhodes .... Macon

Principais prêmios e indicações
Oscar 1970 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor canção original (Raindrops Keep Fallin' on My Head, interpretada por B.J. Thomas).
Recebeu ainda outras três indicações, nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor som.

Globo de Ouro 1970 (EUA)
Venceu na categoria de melhor trilha sonora.
Recebeu outras três indicações, nas categorias de melhor filme - drama, melhor canção original (Raindrops Keep Fallin' on My Head) e melhor roteiro.

BAFTA 1971 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Robert Redford), melhor atriz (Katharine Ross), melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor roteiro e melhor edição.
Recebeu ainda mais uma indicação, na categoria de melhor ator (Paul Newman).

Grammy 1970 (EUA)
Venceu na categoria de melhor trilha sonora composta para um filme ou programa de TV.

Prêmio Eddie 1970 (American Cinema Editors, EUA)
Indicado na categoria de melhor edição.

Fique Sabendo:
O personagem "Sundance Kid" foi primeiramente oferecido (e aceito) ao ator Steve McQueen. Porém, como tanto McQueen quanto Newman estavam no auge de suas carreiras, surgiu o problema de qual nome apareceria primeiro nos créditos do filme, tendo sido proposto que os nomes dos dois aparecessem antes do título do filme, o que daria uma idéia de igualdade. Newman concordou com a idéia mas McQueen desconfiou que a proposta fosse na verdade um truque e resolveu desistir do filme e o personagem acabou com Robert Redford.
O ator Warren Beatty recusou o papel de "Sundance Kid" pois preferiu atuar em outro filme.
A produção queria que Bob Dylan cantasse a famosa canção de Burt Bacharach, mas ele não aceitou o convite.
Ao ver a cena em que Newman experimenta uma bicicleta, o futuro diretor Redford não teria gostado, sugerindo que a mesma fosse cortada do filme. A cena, com a música de Burt Bacharach, acabou se tornando uma das mais famosas do cinema.



sábado, 7 de maio de 2011

PAUL NEWMAN



Paul Leonard Newman (Shaker Heights, 26 de janeiro de 1925 – Westport, 26 de setembro de 2008) foi um ator, dublador e diretor cinematográfico estado-unidense.
Filho de um bem sucedido comerciante de artigos esportivos, Newman começou a carreira em peças do colégio e, após obter a dispensa da marinha americana em 1946, foi estudar no Kenyon College. Após a formatura, ele passou um ano na Yale Drama School indo depois para Nova Iorque, onde entrou para a renomada escola de formação de atores Actors Studio, dirigida por Lee Strasberg.



Carreira
Depois de sua primeira aparição na Broadway em Picnic (1953), foi-lhe oferecido um contrato pela Warner Bros.. Seu primeiro filme, The Silver Chalice (br: Cálice Sagrado), de 1954, foi quase o seu último: considerou sua performance muito ruim e publicou um anúncio de página inteira num jornal pedindo desculpas a quem tivesse visto o filme.
Saiu-se muito melhor na sua segunda tentativa, em Marcado pela Sarjeta (1956), no Brasil, onde deu vida ao boxeador Rocky Graziano e foi aclamado pela crítica por sua grande atuação.
Com Cat on a Hot Tin Roof (br: Gata em Teto de Zinco Quente) e The Long Hot Summer (br: O Mercador de Almas), cuja atuação lhe valeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes,[1] estabelecendo-o como novo astro de Hollywood no fim da década de 1950, Paul tornou-se um líder de bilheterias da década seguinte estrelando filmes como The Hustler (br: Desafio à Corrupção, 1961), The Prize (br: Criminosos Não Merecem Prêmio), 1963), Hud (br: O Indomado, 1963), Cool Hand Luke (br: Rebeldia Indomável, 1967) e Hombre (1967), fechando os anos 1960 com o mega sucesso de crítica e bilheteria mundial Butch Cassidy and the Sundance Kid (br: Butch Cassidy / pt: Dois Homens e um Destino, 1969), ao lado de Robert Redford.
A dupla trabalharia junta quatro anos depois em Golpe de Mestre / A Golpada de George Roy Hill, outro grande sucesso de Newman e vencedor do Oscar de melhor filme de 1973.
Também produziu e dirigiu muitos filmes de qualidade, incluindo Rachel, Rachel (1968), estrelado pela esposa Joanne Woodward e com o qual foi premiado com o Globo de Ouro de melhor diretor. Indicado dez vezes pela Academia como melhor ator, finalmente venceu por sua atuação em The Color of Money (A Cor do Dinheiro, 1986). Por curiosidade, no ano anterior havia recebido um Oscar especial pelo conjunto da carreira.
Outros filmes importantes de Paul Newman são: Cat on a Hot Tin Roof (br: Gata em Teto de Zinco Quente, 1958), The Long Hot Summer (br: O Mercador de Almas, 1958), Exodus (1960), Sweet Bird of Youth (br: Doce Pássaro da Juventude), onde refez no cinema o mesmo papel que já havia feito na Broadway (1962), Torn Curtain (br: Cortina Rasgada, 1966), The Towering Inferno (br: Inferno na Torre / pt: Torre do Inferno, 1974), Absence of Malice (br: Ausência de Malícia, 1981) e The Verdict (br: O Veredicto, 1982).
Fazendo menos filmes na década de 1990, e se dedicando mais à sua fábrica de molhos e condimentos, Newman's Own (com a qual ganhou mais dinheiro que no cinema, porém dedicou quase todo o lucro à caridade e à sua equipe de corridas), Paul reapareceu em grande estilo, já aos 77 anos, em Road to Perdition (br: Estrada para Perdição, 2002), trabalhando com Tom Hanks e o futuro James Bond, Daniel Craig, e foi novamente indicado ao Oscar, desta vez como ator coadjuvante. Em 1995, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim como melhor ator no filme Nobody's Fool (br: O Indomável - Assim é Minha Vida)

Indicações ao Oscar
Cat on a Hot Tin Roof (filme) (1958)
The Hustler ( 1961)
Hud (filme) (1963)
Cool Hand Luke (1967)
Rachel, Rachel (1968) - como diretor, prêmio de melhor filme
Absence of Malice (1981)
The Verdict (1982)
The Color of Money (1986) - prêmio de melhor ator
Nobody's Fool (1994)
Road to Perdition (2002)

Política e velocidade
Newman também foi conhecido por seu apoio a causas políticas liberais nos EUA. Nos anos 1960, esteve bastante envolvido na campanha de candidatos democratas à Presidência. Seu forte apoio à Eugene McCarthy em 1968, estrelando diversos comerciais de televisão a favor do candidato democrata, fez Richard Nixon, o adversário de McCarthy e que acabou sendo eleito, colocá-lo em 19º lugar numa lista de seus piores inimigos, o que fez Newman declarar que esta seria uma das maiores honras de sua vida.
Sua paixão pelo automobilismo e pela velocidade foram famosas. Apesar de daltônico, dos anos 1970 aos 1990 Newman se destacou como piloto amador, correndo em carros esporte nos EUA e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935. Nos anos 1980 se envolveu com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing, equipe vencedora dos quatro últimos títulos da Champ Car. Aos setenta anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona






Mais Uma Vítima do Câncer
Newman, ex-fumante inveterado, padeceu por muito tempo de câncer do pulmão. Em maio de 2008, foi afastado da direção de uma versão de Ratos e homens, baseada no livro de John Steinbeck. A doença havia sido diagnosticada pelo hospital Sloan-Kettering Cancer Centre, em Nova York.
Em março de 2008, Newman negou boatos de que estaria com câncer, depois de ter faltado a um evento beneficente da instituição infantil Hole in The Wall Gang, criada por ele. No mesmo mês, ele cancelou uma aparição no talk show The Late Show with David Letterman. Seu porta-voz, Warren Cowan, despistou sua hospitalização, insistindo que o ator estava "recebendo tratamento para pé-de-atleta e queda de cabelo". O jornal New York Post divulgou que um paciente de câncer disse ter visto Newman em março de 2008 no oncologista regularmente.
Em agosto, após encerrar as sessões de quimioterapia contra o câncer, o ator Paul Newman foi informado de que teria poucas semanas de vida e pediu aos médicos e a seus familiares para deixar o hospital e ser levado à sua casa, em Westport, no estado americano de Connecticut, onde morreu em 26 de setembro de 2008.

Filmografia
O Cálice Sagrado (The Silver Chalice, 1954)
Marcado pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956)
Deus é o meu Juiz (The Rack, 1956)
Com Lágrimas na Voz (The Helen Morgan Story, 1957)
Famintas de Amor (Until They Sail, 1957)
O Mercador de Almas (The Long, Hot Summer, 1958)
Um de nós Morrerá (The Left Handed Gun, 1958)
Gata em Teto de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof, 1958)
A Delícia de um Dilema (Rally 'Round the Flag, Boys!, 1958)
O Moço de Filadélfia (The Young Philadelphians, 1959)
Paixões Desenfreadas (From the Terrace, 1960)
Exodus (Exodus, 1960)
Desafio à Corrupção (The Hustler, 1961)
Paris Vive à Noite (Paris Blues, 1961)
Doce Pássaro da Juventude (Sweet Bird of Youth, 1962)
As Aventuras de um Jovem (Hemingway's Adventures of a Young Man, 1962)
O Indomado (Hud, 1963)
Amor Daquele Jeito (A New Kind of Love, 1963)
Criminosos Não Merecem Prêmio (The Prize, 1963)
A Senhora e Seus Maridos (What a Way to Go!, 1964)
Quatro Confissões (The Outrage, 1964)
Lady L (Lady L, 1965)
Harper, O Caçador de Aventuras (Harper, 1966)
Cortina Rasgada (Torn Curtain, 1966)
Hombre (Hombre, 1967)
Rebeldia Indomável (Cool Hand Luke, 1967)
A Guerra Secreta de Harry Frigg (The Secret War of Harry Frigg, 1968)
500 Milhas (Winning, 1969)
Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969)
A Sala dos Espelhos (WUSA, 1970)
Uma Lição para Não Esquecer (Sometimes a Great Notion, 1971)
Meu Nome é Jim Kane (Pocket Money, 1972)
O Homem da Lei (The Life and Times of Judge Roy Bean, 1972)
O Emissário de Mackintosh (The MacKintosh Man, 1973)
Golpe de Mestre (The Sting, 1973)
Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974)
A Piscina Mortal (The Drowning Pool, 1975)
Buffalo Bill (Buffalo Bill and the Indians, 1976)
Vale Tudo (Slap Shot, 1977)
Quinteto (Quintet, 1979)
O Dia em que o Mundo Acabou (When Time Ran Out..., 1980)
O Inferno no Bronx (Fort Apache the Bronx, 1981)
Ausência de Malícia (Absence of Malice, 1981)
O Veredito (The Verdict, 1982)
Meu Pai, Eterno Amigo (Harry & Son, 1984)
A Cor do Dinheiro (The Color of Money, 1986)
O Início do Fim (Fat Man and Little Boy, 1989)
Blaze, o Escândalo (Blaze, 1989)
Cenas de uma Família (Mr. & Mrs. Bridge, 1990)
Na Roda da Fortuna (The Hudsucker Proxy, 1994)
O Indomável - Assim é Minha Vida (Nobody's Fool, 1994)
Fugindo do Passado (Twilight, 1998)
Uma Carta de Amor (Message in a Bottle, 1999)
Cadê minha Grana? (Where the Money Is, 2000)
Estrada para Perdição (Road to Perdition, 2002)
Carros (Hudson Hornet) (Cars, 2006)

VIDAS AMARGAS ( 1955 )


East of Eden (Brasil: Vidas amargas / Portugual: A leste do paraíso) é um filme estadunidense de 1955, do gênero 
drama, dirigido por Elia Kazan.
O roteiro, de Paul Osborn, é baseado no romance A leste do Éden, do escritor ganhador do prêmio Nobel de literatura John Steinbeck.



Sinopse:
O filme se passa na época da primeira guerra, em Monterey, na Califórnia, e mostra a luta do jovem Cal 
Trask com seu irmão Aaron (o filho favorito), pelo afeto do pai. Para ganhar o amor de seu pai e ajudar a 
fazenda ameaçada de falir, Cal faz um empréstimo com Kate, sua mãe prostituta, que abandonara a família 
quando os filhos eram pequenos e montara um bordel.

Trata-se de uma releitura da história bíblica de Caim e Abel (Gênesis, 4).

Ficha Técnica
Título original: East Of Eden
Pais: EUA
Ano: 1955      
Gênero: Drama
Duração: 115mim
Direção: Elia Kazan
Produção: Elia Kazan
Roteiro:  Paul Osborn
Fotografia: Ted D. McCord
Música: Leonard Rosenman

Elenco 
James Dean .... Cal Trask
Julie Harris .... Abra
Raymond Massey .... Adam Trask
Burl Ives .... xerife Sam
Richard Davalos .... Aaron Trask
Jo Van Fleet .... Kate
Albert Dekker .... Will Hamilton
Lois Smith .... Anne
Harold Gordon .... Gustav Albrecht
Nick Dennis .... Rantani

Principais prêmios e indicações
Oscar 1956 (EUA)
Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Jo Van Fleet).
Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro e melhor ator (James Dean), marcando a 
primeira indicação póstuma na história da Academia.
Festival de Cannes 1955 (França)
Venceu na categoria melhor filme dramático.
Indicado à Palma de Ouro.
Globo de Ouro 1956 (EUA)
Venceu na categoria melhor filme - drama.
BAFTA 1956 (Reino Unido)
Indicado nas categorias de melhor filme de qualquer 0rigem, melhor ator estrangeiro (James Dean) e melhor 
estreante (Jo Van Fleet).
Prêmio Bodil 1958 (Dinamarca)
Venceu na categoria de melhor filme americano.
Jussi Awards 1956 (Finlândia)
Venceu na categoria de melhor ator estrangeiro (James Dean).




Fique Sabendo:
# James Dean se recusou a ir na festa de lançamento de East of Eden, o que quase lhe custou o papel principal em Rebel Without a Cause.

# O diretor Elia Kazan pensou em convidar Marlon Brando para o papel de "Cal" e Montgomery Clift para o 
papel de "Aaron", mas como eles tinham 30 anos e 32 anos respectivamente, concordou que eles eram muito velhos para atuarem como os irmãos adolescentes do livro de John Steinbeck.
#  Paul Newman fez teste para o papel de "Aaron".O filme retratou de forma tão convincente o tema da 
desintegração familiar que, doze anos depois, em junho de 1967, a juventude rebelde conhecida então pela 
alcunha de drop-out, realizou em Monterey (cenário do filme), o primeiro festival de rock da história.


Dados do Arquivo:
Formato: rmvb
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR
Duração: 1:54
Tamanho: 382 MB
Divididos em 04 Partes
Servidor: Rapidshare